300 anos de Nossa Senhora Aparecida

300 anos de Nossa Senhora Aparecida

2017 é o ano que se comemora o Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, que teve sua imagem encontrada no ano de 1717 por pescadores do Rio Paraíba do Sul.

A virgem Santa apareceu em diversas localidades ao redor do mundo em momentos importantes da história. E, Maria apareceu no Brasil na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão no país estava em alta.

Maria foi proclamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha do Brasil, em 16 de julho de 1930 pelo papa Pio XI. O Brasil rende-se ao amor incondicional da “Mãe negra” no dia 12 de outubro, data que marcou, em 1980, a proclamação de feriado e consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II.

Se é verdade que o Brasil nasceu à sombra da Cruz, também é certo que se organizou, cresceu e prosperou sob o amparo da Santíssima Mãe, ternamente venerada e invocada sobre diversos títulos, cada um mais belo e expressivo que o outro.

As três caravelas da armada que chegava ao Brasil puderam contemplar no céu o sinal que ostentavam não só nas velas das embarcações, mas também nas almas batizadas, a Cruz! Era o Cruzeiro do Sul, estrelas que iluminavam o caminho dos colonizadores. E, “de pé, junto a Cruz, estava Maria, a mãe de Jesus”. Impossível separar Maria da Cruz de seu Filho. E desta forma, com o passar dos tempos o território nacional foi se enchendo de inúmeras igrejas dedicadas à Mãe de Deus, desde o Prata até o Amazonas, do Atlântico às cordilheiras. Não são apenas edifícios, mas sim cânticos vivos e eloquentes de amor e devoção do povo brasileiro à sua augusta Soberana e carinhosa Mãe. E entre os títulos prevalece em maior número o da Imaculada Conceição.

Em 1717, no mês de Outubro, apareciam novas estrelas. Já não as do Cruzeiro do Sul, mas as doze estrelas da Virgem, eleita como Sol, bela como a Lua, terrível como um exército em ordem de batalha. Das águas do rio Paraíba era retirada a pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição, agora, Aparecida! Quem poderia prever a torrente de piedade e graças reservadas ao Brasil por intercessão da Senhora Aparecida?

Enfim… a simples contemplação conforta e enche de suave alegria a alma e a obriga a louvar e engrandecer ao Senhor e a Virgem Imaculada, medianeira e dispensadora carinhosa de suas graças.

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *