Cadetes do primeiro ano da Academia da Força Aérea recebem espadins em cerimônia   

Cadetes do primeiro ano da Academia da Força Aérea recebem espadins em cerimônia  

 

Duzentos cadetes, sendo 197 da Força Aérea Brasileira (FAB) e três provenientes de nações amigas – Peru e Bolívia – receberam, na sexta-feira (06/07), seus espadins – uma espada de tamanho menor, símbolo do cadete, que o acompanhará até a formatura. A cerimônia de entrega tradicionalmente acontece na metade do primeiro ano de formação da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), e, desta vez, contou com a presença do Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna. Também houve uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça em homenagem aos cadetes.

A turma Mihos, composta de 148 Cadetes Aviadores, 35 Cadetes Intendentes e 14 Cadetes de Infantaria, iniciou seus estudos na AFA em janeiro de 2018 e passou por importantes etapas de formação inicial, como a adaptação à vida militar, em regime total de internato, a atividade de salto de emergência em voo e a entrega de platinas.

O Comandante da Força Aérea, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, presente à cerimônia, disse que o espadim expressa valores de coragem, lealdade, honra, dever e Pátria, escolhidos pelos cadetes no momento de opção pela carreira militar. Ele destacou que se trata do início de uma jornada em que esses homens e mulheres serão colocados à prova, de modo a formar os futuros líderes da FAB, que precisarão atender às expectativas da Força e da sociedade brasileira. “A FAB do futuro, mais tecnológica e eficiente, exige que seus líderes sejam competentes para lidar com as mudanças”, disse o comandante.

Além das autoridades e dos cadetes, amigos e familiares dos militares também participaram da solenidade. São os chamados padrinhos e madrinhas, que têm a incumbência de realizar a entrega dos espadins aos cadetes.

O Ministro da Defesa falou sobre as implicações da escolha da carreira militar, como superação de obstáculos e superação pessoal, além de prontidão durante toda a vida. Aconselhou os cadetes a serem ousados, com prudência e sem deixar de lado os pilares e valores da profissão, e destacou a participação das mulheres. “Parabéns a essas 26 jovens mulheres que avançam na promoção de igualdade e oportunidade dentro da carreira militar”, afirmou.

Além das cadetes, outra mulher se destacou na solenidade: pela primeira vez na história, uma militar comanda um esquadrão da AFA. A Capitão Intendente Fabiana Magalhães dos Santos está à frente da Turma Mihos e avalia que é momento de comemorar mais essa etapa vencida. “Sempre quis voltar ao Corpo de Cadetes da Aeronáutica, mas nunca imaginei que seria na função de comandante de esquadrão. Estou trazendo representatividade para essas cadetes e para as mulheres de todo o Brasil. Agora, é cumprir da melhor maneira possível essa missão tão valorosa”, falou a capitão.

 

Fonte/Fotos Agência Força Aérea

Category AFA, Militar

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *