A saúde vai mal

 

Mas pode piorar

 

Falam tanto da saúde e dos sistemas de saúde que ficamos a pensar: Valorizamos nossa saúde e nosso bem estar físico  mental, social e espiritual?

Os protagonistas da saúde estão preparados para cuidar com esmero, seriedade, afetos e preparo de nossas queixas, dores e aflições?

O corpo dói, um analgésico, estamos sabendo por que ele dói?

Estamos angustiados, um calmante… E por que a angústia impera em nossas vidas, o que ela significa, por que cheguei ao ponto em que cheguei, quais as causas de meus sofrimentos?

Medicar os sintomas sem cuidar da pessoa, sem fazê-la sentir os porquês de tudo o que acontece em sua vida, com o seu organismo…

E vamos nós multiplicando os remédios que tomamos sem pelo menos nos importar com seus chamados efeitos colaterais!…

Estamos alerta?  Como vai nosso sistema de saúde?

Ele funciona? Atende o mínimo dos problemas que afligem as populações?

Fiquei muito triste e preocupado quando ouvia candidatos até a presidente falando de saúde sem conhecer nosso sistema de saúde, sem saber o que é nosso SUS, nosso Sistema Único de Saúde.

Chegam a pensar que a saúde depende só do médico…

E sabemos que cada um de nós é responsável por nossa saúde…

Os governos têm suas responsabilidades. Os impostos federais financiam a saúde com as verbas que são repassadas aos estados e municípios. Os estados precisam dispor de recursos para seus órgãos e para os municípios e estes têm suas verbas e recursos para manter o sistema principalmente na atenção primária e nos tratamentos de urgência.

Nossa saúde pessoal é delicada e importante. Precisamos cuidar dela e saber como aplicar estes cuidados no nosso cotidiano.

Precisamos ter confiança no médico que nos atende e saber que ele está preparado para cuidar de nós, fazer um diagnóstico, usar os recursos disponíveis para concluir sobre nossas doenças e suas causas.

A saúde é nossa e nós também precisamos nos entender conhecer nossos organismos e saber como ele reage em determinados momentos de nossas vidas.

O sistema grita por cuidados. Quem cuida da saúde precisa estar preparado, precisa conhecer, ser do ramo, não pode ser só um palpiteiro de boa vontade. Precisa ouvir, ter credibilidade, conseguir recursos, ter assessorias sérias e preparadas, não pode fazer só politica partidária ou simplesmente ser do partido de quem governa…

Os médicos precisam ser preparados. Não podem fazer um curso, numa faculdade sem recursos, sem hospital para treinamento e estágios, precisam ter um salário digno e justo, ter oportunidades  de estudos, atualizações, trabalhar em equipe, ter tempo par examinar os pacientes…

Governantes precisam  entender que saúde é coisa séria…

                        Dr. José Anézio Palaveri

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *