AFA celebra 145 anos de nascimento de Alberto Santos-Dumont

AFA celebra 145 anos de nascimento de Alberto Santos-Dumont

A Academia da Força Aérea (AFA) realizou em 20 de julho de 2018 a Solenidade Militar alusiva ao aniversário de nascimento de Alberto Santos-Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira, e Pai da Aviação.

Nascido há cento e quarenta e cinco anos em Cabangu – MG, Santos-Dumont escreveu seu nome de forma indelével na história da humanidade, deixando para as gerações que se seguiram exemplos de pioneirismo e de idealismo, alicerçados na capacidade de transformar em realidade um sonho que parecia impossível.

Durante a cerimônia o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Mário Augusto Baccarin hasteou a insígnia de Marechal do Ar em respeito e reverência àquele que se fez digno de tornar-se o Pai da Aviação e o Patrono da Aeronáutica Brasileira.

O ponto alto da cerimônia, sem dúvida, foi a imposição da Medalha “Mérito Santos-Dumont” e da “Medalha Militar” a alguns integrantes do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga.

A Medalha Mérito Santos-Dumont instituída na Aeronáutica pelo Decreto n° 39.905, de 5 de setembro de 1956, alterado pelo Decreto n° 66.815, de 30 de junho de 1970, em homenagem ao espírito do imortal brasileiro Alberto Santos-Dumont, por ocasião das comemorações do cinquentenário do primeiro voo do mais pesado que o ar é uma distinção concedida a militares da Força Aérea Brasileira que se hajam destacado no exercício de sua profissão e/ou militares das forças armadas nacionais e estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagens especiais da Força Aérea Brasileira e, também, aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica.

Foram agraciados com essa singular distinção os seguintes militares:

– Major Intendente Rogerio Augusto Filla;

– Major Farmacêutica Míriam Borges de Souza Bittar;

– Major Aviador Ricardo Zuccarelli Soares;

– Major Aviador Antonio Geraldo Silva Cotta;

– Primeiro Sargento BET Luis Fernando Chiavegati; e o

– Terceiro Sargento BSP Alessandro dos Santos Carvalho.

 

A Medalha Militar criada pelo Decreto n° 4.238, de 15 de novembro de 1901, destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e graduados da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo.

A medalha militar poderá ser de platina, com passador de platina; de ouro, com passador de platina; de ouro, com passador de ouro; de prata e de bronze, conforme se destine aos militares que, satisfeitas as condições previstas em regulamento específico, tenham completado, respectivamente, 50, 40, 30, 20 ou 10 anos de excelentes serviços prestados.

Foram agraciados com a Medalha Militar de Bronze os seguintes militares:

– Primeiro Tenente Aviador Lucas de Oliveira Barros;

– Primeiro Tenente Aviador Rubem Andrade Arcanjo de Oliveira;

– Suboficial Reformado José Roberto Fabiano;

– Segundo Sargento BMA Carlos Eduardo Godoy da Costa;

– Segundo Sargento SGS Jonatas Aparecido Spineli;

– Segundo Sargento S BMA Rafael Santos da Silva;

– Terceiro Sargento BEP Elton Aparecido Oliveira;

– Terceiro Sargento BEI Rafael Milicio Bernardes; e o

– Terceiro Sargento TAR Eduardo Alexandre Pereira de Godoy.

 

A cerimônia foi presidida pelo Excelentíssimo Senhor Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Mário Augusto Baccarin, e foi prestigiada pelas seguintes autoridades e personalidades do nosso município: Dr. Ricardo Braga Monte Serrat, Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito, Diretor da 1ª Vara da Família a das sucessões, da cidade de Ribeirão Preto; Senhor Coronel de Infantaria R/1 Josué dos Santos Lubas, Gerente do FHE/POUPEX; Senhor Capitão PM Neymar Pereira dos Santos, Comandante da 3ª Companhia de PM de Pirassununga; Dr. Sidney Sebastião Landgraf, Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; Sr. José Lourenço Marinho, que no ato representou o Exmo. Senhor Prefeito de Pirassununga, Ademir Alves Lindo; e o Senhor Capitão de Cavalaria José Mauro Siqueira Júnior, que no ato representou o Senhor Tenente Coronel de Cavalaria André Sá e Benevides Arruda, Comandante do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec).

 

Category AFA, Militar

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *