Ato solene celebra Dia da Comunidade Italiana

Ato solene celebra Dia da Comunidade Italiana

A Câmara de Pirassununga realizou na noite da terça-feira (6), sessão solene em comemoração ao Dia da Comunidade Italiana “Nicola Di Gregório” no município. A data, instituída pela lei nº 2742/1996, prevê a realização da homenagem na primeira semana do mês de junho de cada ano, em alusão ao 2 de junho de 1946, dia em que a Itália referendou a implantação de sua República.

Compuseram a mesa, presidida pelo presidente da Câmara, vereador Leonardo Francisco Sampaio de Souza Filho (PSDB), o senador da República Italiana da 17ª Legislatura, Fausto Longo, o comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Pirassununga, capitão PM Neymar Pereira dos Santos, o 1º tenente José Valmir Ferreira Madri, que representou o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado, e a presidente da Associação Giuliani de Pirassununga, Rosa Maria Colombari.

“Desde a fundação de Pirassununga, a participação de italianos e descendentes foi essencial na construção e no desenvolvimento da cidade nas mais diversas áreas, como cultura, esportes, artes e gastronomia”, disse o vereador Paulo Rosa (PSD) em discurso de homenagem, ressaltando o nome de Nicola di Gregório, morto no ano passado aos 88 anos de idade, como um dos principais representantes da comunidade no município.

“Ele representava a figura do imigrante italiano, aquele que chegou ao Brasil com muita força de vontade para lutar e construir uma comunidade mais desenvolvida para nossos filhos”, lembrou Paulo Rosa, que foi o autor recentemente do projeto de lei denominando o Dia da Comunidade Italiana como “Nicola De Gregório”.

Após ler uma carta enviada pela Associação Giuliani Nel Mondo, a presidente da associação em Pirassununga, Rosa Colombari, falou sobre a bandeira e o hino italianos. “Os versos ‘Que transforme a nossa dor, nossa dor em virtude’ me fazem lembrar da saga heroica das centenas de famílias italianas que tiveram que deixar sua pátria natal e que aqui chegaram”.

“A realização anual de um evento desse é de extremo louvor”, disse o senador Fausto Longo. “É uma atitude muito importante tanto do ponto de vista político quanto do ponto de vista de resgate histórico, uma vez que você está não só exaltando a formação da República Italiana, como também demonstrando para toda a comunidade o quanto ela é respeitada por aquilo que ajudou a construir na história do País e de Pirassununga.”

Category Cidades, Pirassununga

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *