Brotas tem aventura fora d´água, ideal para o inverno

Brotas tem aventura fora d´água, ideal para o inverno

 

Período é ideal para atividades como caminhada na natureza, tirolesa, off road, ciclismo e a novidade do destino: voo de balão

 

É inverno! Época de céu azul, com sol brilhando e baixo possibilidade de chuva. Que tal ir para Brotas, famosa por suas cachoeiras e rafting no Rio Jacaré-Pepira? O que nem todos sabem é que o destino turístico também oferece uma série de atividades de aventura fora d´água. Aliás, é a melhor época do ano para atividades como caminhada, arvorismo, tirolesa, queda livre, off road, superbike, ciclismo e a novidade da cidade: balonismo, atendendo a demanda de quem ansiava também contemplar cachoeiras, o Rio Jacaré-Pepira, as cuestas e outras belezas naturais do município de cima, de um ângulo privilegiado, bem no estilo de aventura, que é a marca de Brotas.

A nova atração é oferecida pela Ecoação em três modalidades: voo livre, na qual o balão voa ao sabor do vento, sempre ao amanhecer, para que os passageiros tenham a oportunidade de também acompanhar o nascer do sol; voo panorâmico (o balão sobe e desce no mesmo local, chegando a uma altura média de 60 metros, mantendo-se preso ao solo por cordas) e voo romântico (semelhante ao voo livre, mas exclusivo para casais). As próximas datas para passeio de balão são 07 e 14 de julho. Para as noites mais frias em Brotas, o programa é observar planetas e nebulosas nos potentes telescópios do Centro de Estudos do Universo pois, geralmente, o céu está livre de nuvens.

Em clima de Copa do Mundo, Brotas realiza o Broteco, Festival de Comida de Boteco. É uma verdadeira festa que mescla futebol e gastronomia para agitar bares e restaurantes da cidade. Os dez restaurantes participantes criaram suas versões para quitutes tradicionais de boteco preparados com os melhores produtos da região. E vai muito bem com o friozinho almoçar em sítios e fazendas que usam fogão a lenha e já aproveitar para fazer turismo rural. Várias propriedades abrem suas porteiras aos turistas, que podem passear de charrete, cavalgar, colher fruta no pé, acompanhar a ordenha das vacas, entre outras tarefas rurais. Não é uma novidade para a criançada da cidade, mas que os adultos também adoram?

Em julho, Brotas realiza o já tradicional Arraiá na Praça, em dois finais de semana: 20 e 21 e 27 e 28.  É ou não é um destino que vale muito a pena? Se viajar com os amigos, vai ser uma experiência em que o difícil será abrir mão de uma ou outra atração em prol da maioria do grupo. Se é uma viagem em família, certeza que as crianças vão amar e os pais vão se perguntar porque não tiveram a ideia antes!

Alguém vai perguntar: vou para Brotas e não vou fazer rafting e aproveitar as cachoeiras, as atividades que tornaram a cidade nacionalmente conhecida? Como é outono, a água está fria sim, mas com uma dose de coragem é perfeitamente possível fazer rafting porque a adrenalina não te deixa sentir frio. E as cachoeiras não são apenas para banho. As trilhas para chegar até elas, explorando trechos de restingas de matas, em trajetos mais suaves ou mais difíceis, observando pássaros e outros animais nas árvores, cortando córregos sobre pequenas pontes, já valem o passeio. Ao se aproximar de uma cachoeira você vai sentir a magia de uma queda d´água, um lugar que vale a contemplação, um momento de introspeção para pensar na natureza e na vida.

 

Brotas Gourmet

Felizmente, nem tudo que é bom, dura pouco. Já que um final de semana não estava sendo suficiente, o Brotas Gourmet 2018 terá um mês, de 15 de agosto a 15 de setembro. O tradicional festival gastronômico de Brotas, que apresenta pratos especialmente criados para o evento, será realizado em duas etapas. A primeira, de 15 a 18 de agosto, será uma grande festa em que restaurantes, expositores, música e aventura estarão reunidos num único local, no Sindicato Rural, como nas edições anteriores. Na segunda etapa, de 19 de agosto até 15 de setembro, o festival continua nos restaurantes participantes, mas os pratos seguem nos mesmos tamanhos e valores dos dias de festa.

O Brotas Gourmet 2018, cujo tema é Sabor Emoção, terá 14 restaurantes e quatro tendas de bebidas e alguns expositores. O desafio feito aos chefs, cozinheiros e profissionais das bebidas é colocar o tema escolhido nos pratos e copos, seja no sabor, nos ingredientes utilizados ou mesmo na apresentação. “O tema Sabor Emoção foi escolhido para celebrar a vocação da cidade.  A ideia é convidar os visitantes a sentirem emoção também na gastronomia, provando combinações inusitadas e releituras mais ousadas”, explica Vivian Cunha, presidente da Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região (Abrotur), entidade que realiza o festival que, neste ano, está na oitava edição.

E não é só isso. O Brotas Gourmet 2018 tem outras novidades! Uma delas é a ampliação das atrações artísticas na primeira etapa do evento. Ao invés de um, neste ano serão dois shows diários – o primeiro às 18h e o segundo às 21h, para fechar a noite. Localizada no centro do Estado de São Paulo, Brotas tem mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resort, e 60 estabelecimentos gastronômicos. É um destino para viajar com a família, com os amigos e com as crianças. Lugar para descansar, mas também para muita aventura.

Category Brasil, Turísmo

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *