Celebração do Dia do Exército e entrega de Boina Preta

Celebração do Dia do Exército e entrega de Boina Preta

Na quinta-feira passada, dia 19 de abril, o Exército Brasileiro celebrou seu dia; em Pirassununga, nas dependências do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento Anhanguera houve também a entrega de Boinas Pretas aos soldados do efetivo de 2018.

Na Alameda Castelo Branco diante da tropa do 13° RC Mec, ocuparam o palanque oficial o Brigadeiro do Ar Mario Augusto Baccarin Comandante da Academia da Força Aérea, Ten Cel André Sá e Benevides Arruda Comandante do 13° RC Mec, Sub Ten Jailson Antonio Rogosk Adjunto de Comando do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Cap. Hamilton Campolina representando o deputado federal Nelson Marquezelli, demais autoridades civis e militares; amigos e familiares dos Soldados incorporados que acompanharam a solenidade.

Após a tropa cantar a Canção do Exército foram entregues Diplomas de Colaboradores Eméritos do Exército ao Prof. Dr. Flavio Vieira Meirelles e Sr. Carlos Henrique Dutra Santos.

Receberam a boina preta das mãos do Comandante do Regimento Ten Cel André Arruda e seus familiares os destaques do exercício no terreno realizado durante a Instrução Individual Básica, a “Operação Boina Preta”. Destaques: do 1º Pelotão, o Sd Danilo Anézio Pereira; do 2º Pelotão, o Sd Marcelo Henrique D’ Hugo Barboza; e do 3º Pelotão, o Sd Gabriel da Silva Soares; Destaque do 4º Pelotão, o Sd Carlos Daniel Bernardes Montani; do 5º Pelotão, o Sd Kesley Fernandes Cardoso; e Destaque Geral do Exercício, o Sd Franciel Evangelista de Souza Araújo.

Momento de muito orgulho e emoção, os recrutas receberam a Boina Preta de seus padrinhos e madrinhas e depois desfilaram encerrando a cerimônia.

 

Ordem do Dia

O Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, destacou o trabalho do EB em prol do Brasil. “Junto à Marinha e à Força Aérea, (o Exército) integra uma sociedade única, capaz de entender as lições do passado, participar continuamente da construção do presente e contribuir com um futuro de paz, justiça e prosperidade para todos os brasileiros. O Exército de hoje renova, diariamente, seu compromisso de defender, desde sempre, a Pátria, a soberania e a liberdade. Cada vez mais, faz-se presente em todo o território nacional”, disse, citando ainda a atuação das Forças Armadas na Operação Acolhida, na fronteira do Estado de Roraima, e na Intervenção Federal no Rio de Janeiro.

A data de 19 de abril é uma referência à Batalha de Guararapes (1648), berço histórico do Exército. Na ocasião, em Pernambuco, houve a união de negros, brancos e índios brasileiros, defensores do Império Português, que lutaram contra a ocupação holandesa de parte do território nacional. Em 2018, a batalha completa 370 anos.

Category Exército, Militar

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *