Delegacia Regional de Limeira do Cremesp realiza julgamento simulado de processo ético profissional

Delegacia Regional de Limeira do Cremesp realiza julgamento simulado de processo ético profissional

A Delegacia Regional de Limeira do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo – Cremesp, realizou na noite da quarta-feira (9), no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga um julgamento simulado de processo ético profissional.

Participaram do evento o conselheiro e vice-Presidente do Conselho Regional do CREMESP Renato Françoso Filho; o delegado Superintendente da Delegacia Regional de Limeira Dr. Luiz Ricardo Menezes Bastos; Delegado Superintendente Adjunto da Delegacia de Limeira Sergio de Paula Carvalho, o Delegado Homero Theiss Aguiar, também de Limeira e o Delegado Jorge Yutaka Inoue da Delegacia de Piracicaba. Também o Presidente da Associação Paulista de Medicina – APM de Pirassununga Ruy Charles Cardoso de Souza e o diretor clínico da Santa Casa de Pirassununga Álvaro dos Santos Jardim, médicos e advogados.

A simulação de um julgamento objetiva ajudar o médico a lidar de forma correta em situação que envolva um processo ético-profissional. “É uma proposta educativa, pedagógica, e mostra como é processada uma sindicância; é para discutir o comportamento ético”, explicou o Dr. Renato.

A mesa de julgamento foi reproduzida, e conforme explicava como ocorre todo o processo, cada participante desempenhou seu papel: presidente, relator, revisor, denunciante, denunciado e conselheiros. Neste caso, não houve denunciante e denunciado.

Um caso verídico, ocorrido há dez anos, foi novamente “julgado”. O debate suscitou dúvidas dos médicos e advogados, e foram esclarecidas à medida que avançava da sindicância – quando se apura os fatos denunciados – até o julgamento e suas penalidades.

 

Campanha

No mesmo evento foi divulgada a campanha sobre o Exame Obrigatório para alunos recém-formados em Medicina. O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) promove Campanha através de diversas ações realizadas para conquistar a adesão de médicos, autoridades, estudantes, formadores de opinião e a população em geral sobre a importância da prova para a formação dos profissionais de Medicina.

Uma petição online do Cremesp (exameobrigatorio.com.br) tem como meta alcançar 500 mil assinaturas para serem encaminhadas ao Congresso Nacional, uma vez que já há um Projeto de Lei em tramitação no Senado – para tornar obrigatório o Exame para alunos e recém-formados em Medicina e seja aplicado em todo o país.

A prova atua como uma importante ferramenta para garantir que os estudantes tenham os conhecimentos necessários para exercer a profissão, oferecer parâmetros de desempenho às escolas, bem como assegurar a qualidade na assistência à saúde da população.

Além da intensa divulgação nas mídias digitais e tradicionais (televisão, rádios e revistas), o Cremesp mobiliza a sociedade com o apoio de lideranças da Saúde, formadores de opinião e influenciadores digitais, para assinar a petição.

Category Brasil, Saúde

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *