Deputado Marquezelli irá apresentar projeto para garantir exportação de boi vivo

Deputado Marquezelli irá apresentar projeto para garantir exportação de boi vivo

O deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP) defende a exportação de bovino vivo. Segundo ele, o produtor vai ampliar a renda com o negócio e terá maior poder de negociação.

O parlamentar está decidido a garantir segurança jurídica aos exportadores de boi vivo. Para tanto, vai propor um projeto de substitutivo autorizando a exportação animal. O objetivo é desjudicializar o processo.

“A cada liminar judicial que sai contra a exportação de animais vivos para produção, os produtores amargam prejuízos enormes, e ainda precisam lidar com desconfiança da parte de quem compra os produtos brasileiros. Abrir mercado no exterior não é fácil, o setor precisa de segurança jurídica e trabalhar com tranquilidade”, argumentou o Marquezelli.

O deputado se reuniu nesta quarta-feira (07) com o consultor da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Décio Coutinho, com os representantes da Associação Brasileira dos Exportadores de Gado (ABEG), Gustavo Mônaco, e da Associação Brasileira dos Exportadores de Animais Vivos (Abreav), Valdner Bertotti, para discutir o assunto.

“Não há nenhum argumento que sustente a proibição da exportação. São adotados todos os padrões de segurança e conforto para os animais fazerem a viagem mais tranquilos. Portanto, se há um mercado consumidor aberto para esse segmento, precisamos ocupá-lo, com respeito a legislação e aos animais”, ponderou o parlamentar.

Exportações de gado vivo

As exportações brasileiras de gados vivos, exceto reprodutores, cresceram mais de 40% em 2017 na comparação com 2016, atingindo receita de US$ 269,57 milhões, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Turquia, Egito, Líbano e Jordânia foram os principais compradores do Brasil, que exportou para os mercados cerca de 400,66 mil cabeças de bois vivos, segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Category Brasil, Política

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *