Dia da Cachaça

Dia da Cachaça

Destilado nacional por excelência, a cachaça tem um dia só dela (13/09) e, para comemorar o Dia da Cachaça, para curtir e degustar com os amigos que curtem a bebida, sugerimos drinques elaborados com a saborosa cachaça.

Instituída por um decreto parlamentar em 2010, a data chegou para homenagear uma passagem de nossa história conhecida como Revolta da Cachaça, em que a coroa portuguesa (em 1659) proibiu a produção do líquido no Brasil e ordenou a destruição de todos os alambiques. Em 13 de setembro 1661, a rebelião levantada pelos senhores de engenho do Rio de Janeiro acabou, retomando a liberação.

Feita de cana-de-açúcar, a cachaça produzida no país ganhou variadas versões obtidas por meio da fermentação e destilação do caldo de cana ou melaço, que pode ser envelhecido em diferentes tipos de toneis, resultando em bebidas com estrutura, aromas e sabores diferentes.

As receitas estão no livro Os segredos da cachaça (Editora Alaúde), no qual os autores João Almeida e Leandro Dias subvertem a ordem da International Bartenders Association (IBA), o órgão que determina exatamente como cada um dos drinques clássicos deve ser preparado, e preparam alguns dos drinques com cachaça.

Abaixo, seguem as receitas.

 

Releitura de Drinques Clássicos em Cachaça

 

PINGA COLADA

 

Ingredientes

75 ml de cachaça envelhecida

100 ml de suco de abacaxi (pode usar também o purê da fruta ou a polpa congelada)

20 ml de melado de cana

10 ml de suco de limão

60 ml de leite de coco

5 pedras de gelo

 

MODO DE PREPARO

Coloque todos os ingredientes na coqueteleira e bata vigorosamente. Despeje o drinque em um copo longo e sirva sem o gelo. Decore com um triângulo de abacaxi ou folhas da coroa na lateral do copo para caracterizar esta releitura da piña colada, um conhecido drinque com ares caribenhos.

 

 

 

CAJITO

 

Ingredientes

60 ml de cachaça prata

20 ml de suco de limão

25 ml de melado de cana um punhado de folhas de hortelã frescas

Água com gás para completar

Gelo quebrado

 

MODO DE PREPARO 

Coloque a cachaça, o suco de limão e o melado de cana em um copo alto. Macere as folhas, coloque no copo e depois encha o copo com gelo. Mexa com a colher até misturar todos os ingredientes. Complete com a água com gás e sirva em homenagem ao mojito, o drinque cubano com mais de cem anos de história.

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *