Dia da Cavalaria é comemorado  no Forte Anhanguera

Dia da Cavalaria é comemorado no Forte Anhanguera

 

 

 

Para a solenidade comemorativa ao Dia da Cavalaria – 9 de maio -, e homenagem ao Marechal Manoel Luís Osório o Patrono da Arma de Cavalaria, o Comandante do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado Ten Cel Cav André Sá e Benevides Arruda, recebeu no palanque oficial, defronte a tropa perfilada na Alameda Marechal Castelo Branco, o Gen Div Eduardo Diniz, Comandante da 2ª Divisão de Exército, acompanhado pelo Gen Div Adalmir Manoel Domingos, Comandante da 2º Regimento Militar, do Gen Div José Carlos Cardoso, Antigo Comandante do 2º Regimento de Carros  de Combate,  Leonardo Francisco Sampaio de Souza Filho, Presidente da Câmara Municipal de Pirassununga, o Brigadeiro do Ar Mario Augusto Baccarin, Comandante da Academia da Força Aérea; Gen Bda Luis Claudio de Mattos Basto, Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, Gen Bda João Tranquillo Beraldo, Sub Ten Luis Felipe de Souza Salomão, Adjunto de Comando da 2ª Divisão de Exército, e do Sub Ten Jailson Antonio Rogoski, Adjunto de Comando do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado. Também o Cap. Hamilton Campolina representando o Deputado Federal Nelson Marquezelli, Secretário Paulo André Tannús – de Segurança Pública, representando o Prefeito Ademir Lindo, e demais autoridades vivis e militares.

O locutor narrou: A presente solenidade tem por finalidade comemorar o Dia da Cavalaria e homenagear o Marechal Manoel Luis Osório, cuja lança invicta projetou uma trajetória de glórias, fazendo dele o maior de todos os cavalarianos e o Patrono da Arma de Cavalaria. Vossa Excelência não poderia faltar Marechal Manoel Luís Osório! Fazemos questão da vossa presença!” Neste momento, se aproxima o cavalo com botas invertidas, puxado por soldado, e desfila entre a tropa enquanto a vida de Osório é relembrada, com muito orgulho e respeito.

A Canção da Cavalaria e a leitura da Ordem do Dia, referente ao Dia da Arma de Cavalaria, precederam o momento em que O Gen Diniz acompanhado do Gen Cardoso, Oficial de Cavalaria da Reserva mais antigo presente e do Ten Cel André Arruda, depositaram uma corbélia de flores junto ao busto de Osório.

Pela primeira vez em uma formatura o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado ostentou seu Estandarte Histórico. Concedido pela Portaria nº 539 de 06 de abril de 2018, do Comandante do Exército tem a seguinte descrição heráldica: “Forma retangular, tipo bandeira universal, franjado de ouro. Campo de preto com sete buréis de branco. Pala vermelha. Alargada. Carregada com um escudo suíço, de prata, contorneado de preto. No coração do escudo, um diabo velho, de vermelho, com barbas brancas e alado de preto, marchando por entre chamas vermelhas e levando, na mão destra, uma tocha negra com chama vermelha, tudo filetado de ouro. No chefe da pala, o dístico ‘Regimento’ e, na ponta, ‘Anhanguera’, ambos de ouro. Laço militar nas cores nacionais, tendo inscrita, em caracteres de ouro, a designação da OM.”

A Esquadra a Cavalo do Regimento de Polícia Montada 9 de julho, Comandada pelo Ten PM Reis, integrada à tropa, fez parte do desfile militar, que contou com a tropa a pé e a bordo de viaturas.

Category Exército, Militar

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *