Dia da Vitória é comemorado em Pirassununga

Dia da Vitória é comemorado em Pirassununga

Para comemorar o Dia da Vitória – celebrado em 8 de maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha nazista e a vitória do grupo dos países Aliados -, o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado realizou solenidade militar na Praça do Expedicionário – onde o nome dos Pracinhas de Pirassununga constam no obelisco -, na manhã da segunda-feira (8). O Cel Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon – Comandante do 13º RC Mec recepcionou o Secretário de Segurança Pública de Pirassununga Paulo André Silva Tannús – representando o Prefeito Ademir Lindo, Cap. PM. Neymar Pereira dos Santos – Comandante da 3ª Cia da Polícia Militar de Pirassununga, Sra. Marilia Botteon Tavelini – representando o secretário da Educação Orlando Bonfin, Major Infantaria Jader Cristian Manrique – Comandante do Batalhão de Infantaria (BINFA-84), Cel Carlos Roberto “Serrat” de Oliveira e demais Oficiais da Reserva.

Diante da tropa, foi lembrado que “hoje, reverenciamos a memória de militares e civis que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra e prestamos uma homenagem de respeito e reconhecimento a todos aqueles que enfrentaram o rigor do combate. A resistência aliada ao nazi-fascismo configurou-se em uma luta global, para a qual o Brasil se orgulha de ter contribuído”.

A Força Expedicionária Brasileira, FEB, composta por mais de 25 mil homens do Exército Brasileiro, teve um notável papel no triunfo das forças democráticas no continente europeu, que resistia a regimes autoritários em vários países.

 A Cobra vai fumar!

Em fins de 1944 chegou à Itália o primeiro escalão, de um total de cinco que somaram 25 mil expedicionários brasileiros, que tinham como missão romper a “Linha Gotica” que se constituía na última defesa nazista na Itália antes de se entrar em território alemão. Para aqueles que julgaram ser mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil ir à guerra, não tardou para que os Brasileiros entrassem em ação obtendo seu batismo de fogo libertando as cidades de Massarosa, Camaiore e Monte Prano, tendo a seguir combatido nos Apeninos e sofrido com os rigores do inverno.

Category Exército, Militar

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *