Dia do Soldado é celebrado pela Ordem DeMolay

Dia do Soldado é celebrado pela Ordem DeMolay

 

 

A Ordem DeMolay – Capítulo e Távola “Cavaleiros Templários da União de Pirassununga” realizou pela primeira vez, no dia 25 de agosto, homenagem aos policiais pelo Dia do Soldado, em cerimônia ocorrida no Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli, sob a supervisão do Sr. Antoninho de Jesus Esteola – o Tio Toninho.

Compareceram ao evento representantes da Academia da Força Aérea – AFA; 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento Anhanguera – 13º RC Mec; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar Ambiental, Lions Clube de Pirassununga, entre outros convidados.

Os jovens da Ordem DeMolay fizeram uma bonita ritualística, com a participação da Banda de Música da AFA e leitura do histórico de cada instituição militar sediada em Pirassununga.

 

Ordem DeMolay

A Ordem DeMolay é uma ordem Paramaçônica, com fins filosóficos, fraternais e filantrópicos, voltada a jovens do sexo masculino, de idades entre 12 e 21 anos, para formar líderes e cidadãos através do desenvolvimento de suas sete virtudes cardeais: Amor Filial, Referências pelas coisas sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

Trabalham baseados no lema: “Eduque os garotos, para não castigar os homens”.

Ao contrário do que muitos pensam, estes jovens não são de uma instituição Maçônica Juvenil, mas, patrocinada pelos Tios Maçons, organizada em sua origem como Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay, em Kansas City, EUA, em 1919.

Os propósitos da Ordem DeMolay são sociais e de caráter construtivo. As atividades são variadas, sempre com algo para todos. Na Ordem DeMolay o jovem é encorajado a se expressar e fazer suas opiniões conhecidas; falar com outros jovens e discutir problemas comuns à juventude.

A Ordem DeMolay alista jovens de bons princípios para transformá-los em líderes, dando-lhes ensinamentos e leis diárias para dirigir os rumos de suas vidas e até de sua nação. Cada novo DeMolay é um líder em potencial: falta-lhe apenas o devido treinamento.

O Capítulo de Pirassununga foi fundado por um grupo de jovens, que viajou para Aguaí a fim de ser iniciados em conjunto com outro grupo de jovens (ambos os grupos de pirassununguenses) que foram iniciados em 17 de março de 2007 e instalado em 25 de maio do mesmo ano. A instalação foi objeto de trabalho e felicidade de todas as quatro lojas de Pirassununga, A.R.L.S. Barão de Ramalho, A.R.L.S. Cruzeiro do Sul, A.R.L.S. Luz e Verdade e A.R.L.S. Astro do Oriente, sendo que cada uma auxiliou no Livro de Ouro, para a compra dos paramentos e instrumentos do capítulo. Daí vem o nome União de Pirassununga.

O primeiro Mestre Conselheiro foi Eduardo Poletti. O primeiro e eterno Presidente do Conselho Consultivo foi o Tio Toninho, auxiliado por outros tios da Barão, que se firmou como loja patrocinadora. O segundo MC foi Rafael Celin e o 3º foi Thiago Humberto. Os paramentos do capítulo foram elaborados pelo tio Câmara, pai do primeiro MC, que os esculpiu especialmente para o capítulo (altar, candelabros e caixa da coroa).

Hoje o atual Mestre Conselheiro é o DeMolay Fabrício Fernando, que também é Secretário Regional da 13ª Região do Estado de São Paulo.

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *