Especialista fala sobre a prática de atividades físicas em diferentes horários

Especialista fala sobre a prática de atividades físicas em diferentes horários

Nem sempre nós conseguimos fazer exercício no momento do dia que consideramos ideal. A rotina corrida e as diferentes obrigações do nosso cotidiano acabam fazendo com que encaixemos a prática da atividade física nos raros momentos que sobram entre tantas tarefas.

No entanto, especialistas apontam que o horário em que praticamos os exercícios tem influência direta nos resultados que conquistamos. “O ideal é a pessoa padronizar o seu hábito, ou seja, criar uma regularidade para a sua prática. Quando isso acontece, fica mais fácil alcançar os objetivos que se espera com o treino”, explica Michele Lima, professora de musculação.

Segundo a especialista, o nosso corpo precisa de uma regularidade nas ações cotidianas, o que inclui a prática de atividades físicas. Esta regularidade está intimamente ligada à conquista dos resultados esperados. “O ideal é que a pessoa entenda qual é o melhor momento do seu dia, conforme sua disponibilidade e seus compromissos, e crie o hábito de treinar neste período”, comenta Michele.

A professora afirma que é possível, sim, alcançar resultados sem esta regularidade, mas que ela é um fator relevante para maximizar a qualidade destas conquistas. Ao criar seus hábitos, é importante, ainda, que a pessoa tenha algumas observações em mente: “Ao praticar um treino de alta intensidade à noite, o corpo sofre um grande estresse, liberando muitos hormônios e aumentando o cortisol, o que faz com que o atleta não tenha um descanso adequado nem um sono tranquilo”, afirma, ressaltando que se este mesmo treino for realizado pela manhã, ele demanda energia e força, o que torna fundamental uma boa ingestão alimentar.

Este, aliás, é um fator importante para que o treino alcance seus objetivos, segundo Michele. Um treino aeróbico, por exemplo, que ela indica que seja feito pela manhã, pode ter diferentes consequências de acordo com a ingestão alimentar. “Um aeróbico em jejum promove uma perda significativa de gordura. No entanto, se realizado depois de uma alimentação saudável e simples, o desempenho é ainda melhor”, explica a professora, lembrando que a prática em jejum reduz a performance.

Uma correta ingestão alimentar, de carboidratos, por exemplo, também é importante durante e após os treinos. Em casos de atividades com mais de uma hora de duração ou praticadas em locais inóspitos (muito quentes, muito frios ou com muita altitude), eles são essenciais para a manutenção da glicemia sanguínea no decorrer do exercício. Já depois dos exercícios, os carboidratos repõem os estoques exauridos, garantem um padrão anabólico e asseguram uma rápida recuperação, principalmente se associados a proteínas.

Confira algumas informações sobre a atividade física praticada em diferentes horários:

Manhã Ativa a circulação sanguínea, libera os hormônios do bem-estar e é o melhor despertador natural. No entanto, como o corpo esteve muito tempo parado, é importante não começar a atividade com movimentos explosivos, pois ele precisa se adaptar e aquecer.

Tarde – Período muito benéfico, quando o metabolismo está acelerado. É uma boa opção para quem quer perder peso, porque, além de estimular a queima de calorias, é quando temos mais energia e, consequentemente, alcançamos um melhor desempenho.

Noite Os benefícios variam muito de pessoa para pessoa. Em alguns casos, pode mexer com a qualidade do sono e, assim, aumentar o estresse.

Category Política

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *