Esportes em Destaque

Esportes em Destaque

Atletas de Pirassununga seguem para 22º JORI

 

Desde quarta-feira (17), a cidade de Lençóis Paulista é sede da 22ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), com a participação de cerca de dois mil atletas com, no mínimo, 60 anos de idade, de 40 cidades da 3ª Região Esportiva do Estado de São Paulo.

A competição é realizada em parceria entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ), o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e a Prefeitura de Lençóis Paulista. Entre atletas, treinadores, árbitros e demais integrantes das equipes, o município recebe mais de 2,5 mil pessoas até este domingo (21), no encerramento da competição.

Esta é a terceira vez que a cidade de Lençóis Paulista – que tem uma população de 67 mil habitantes, com 13% delas de pessoas com mais de 60 anos – sedia a etapa da sua região. Realizados desde 1997 sob o comando do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e coordenação técnica da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, o 22º JORI é realizado em cada etapa no formato de uma olimpíada.

A abertura oficial do JORI aconteceu logo no início da tarde da quarta-feira (17), no ginásio de esportes “Archangelo Brega”. Estiveram presentes a presidente do Fussesp e primeira-dama do Estado, Maria Lúcia “Lú” Alckmin; o coordenador de Esporte e Lazer do Estado, Nelson Filho; entre outras autoridades. Houve desfile de 40 das 68 delegações e a pira foi acesa no decorrer da solenidade.

Após a disputa do JORI nas oito Regiões Esportivas, as duas cidades mais bem classificadas em cada modalidade disputarão a final estadual do torneio, entre os dias 28 de março e 1º de abril (durante a Semana Santa), em Praia Grande, na Baixada Santista.

Em 2017, cerca de 14 mil pessoas participaram da competição, somando as oito etapas realizadas. As 14 modalidades em disputa este ano serão atletismo; bocha; buraco; coreografia; damas; dança de salão; dominó; malha; natação; tênis; tênis de mesa; truco; voleibol adaptado e xadrez.

  • Pirassununga – Como a cidade-sede deste ano – Lençóis Paulista – e a atual campeã geral dos JORI em 2017, Piracicaba, Pirassununga também participa das 14 modalidades de todas as categorias masculinas e femininas do 22º JORI.

Entre atletas, técnicos, dirigentes e servidores de apoio, Pirassununga seguiu para a cidade-sede com 142 componentes da delegação. Todos os resultados e a classificação completa desta competição será definida a partir da próxima segunda (22).

  • ServiçoLençóis Paulista sediam a 22ª edição dos JORI Região Esportivapela terceira vez, nesta semana (de quarta, dia 17, até este domingo, dia 21). A competição se concentra no ginásio de esportesArchangelo Brega” (CSEC); e o site oficial para todas as informações da competição: https://apl2.lencoispaulista.sp.gov.br/jori/Default/Index.

 

Torneio Municipal de tênis-de-mesa

 

Uma das primeiras modalidades esportivas com agenda movimentada já neste mês de janeiro, em período de férias, é o tênis-de-mesa. Com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, no próximo dia 27 deste mês – sábado, à tarde – será realizado o Torneio Municipal de Tênis-de-Mesa, para categorias masculinas e femininas.

O torneio acontece às 14 horas no salão social do Centro de Educação Física e Esportes “Presidente Médici” (CEFE) e ficou definido que as categorias, tanto masculino como feminino serão para nascidos nos anos 2003/2004 e 2005/2006, com inscrições gratuitas. Porém, é importante destacar que estas inscrições sejam efetivadas na sede do CEFE/Médici em horário comercial, das 8 às 11 horas ou das 13 às 16h30.

Quaisquer informações sobre esta programação ou demais modalidades, escolinhas e funcionamento do CEFE/Médici podem ser feitas no próprio local – à avenida Presidente Médici, nº 1077, Jardim Carlos Gomes, ou pelo telefone (19) 3561-7349.

  • Modalidade – O tênis-de-mesa surgiu na Inglaterra na segunda metade do século XIX: imitando o tradicional jogo de tênis em um ambiente fechado. A popularidade do jogo, que se utilizava de materiais improvisados, fez com que as empresas de brinquedos iniciassem a venda de equipamentos comercialmente.

As raquetes antigas eram muitas vezes feitas de madeira que gerava muito barulho, criando o nome ‘ping pong’. A partir daí o nome ping pong foi largamente usado até que a empresa inglesa J. Jaques registrou a marca em 1901; e então, os outros fabricantes passaram a usar o atual nome, tênis-de-mesa. O mesmo ocorreu nos Estados Unidos, onde a empresa vendeu os direitos do nome ‘ping pong’ para a Parker Brothers.

Uma inovação importante veio com James Gibb, um inglês apaixonado pelo jogo, que descobriu umas bolas de celuloide em uma viagem aos Estados Unidos em 1901 e achou que seriam ideais para o jogo. Logo em seguida, em 1903, E.C. Goode inventou uma versão moderna da raquete, com uma borracha colada sobre a lâmina de madeira.

A popularidade do tênis de mesa cresceu em 1901, quando torneios foram organizados, inclusive com um Torneio Mundial não-oficial, realizado em 1902, na Inglaterra. Em 1921, foi criada uma Associação de Tênis-de-Mesa e, logo em seguida, a Federação Internacional de Tênis-de-Mesa (ITTF), em 1926. Londres sediou o 1º Mundial em 1927. Mas só em 1988, em Seul (Coreia do Sul), o esporte se tornou olímpico.

No fim de 2000, as antigas bolas de 38mm foram oficialmente trocadas pelas de 40mm. Tal medida foi tomada para aumentar a resistência do ar sobre a bola e efetivamente tornar o jogo mais lento. Os jogadores começaram a aumentar a grossura da esponja da borracha tornando o jogo extremamente rápido. Após a mudança espera-se que o tênis de mesa seja mais fácil de ser assistido e que assim o esporte ganhe popularidade.

 

Clube Pirassununga é destaque em Americana

 

A Equipe de Corrida do Clube Pirassununga esteve presente na 3ª CORRIDA DESAFIO DO 19 I (19º Batalhão da Polícia Militar) na cidade de Americana. Destaques da equipe: Ricardo Anversa (4º lugar categoria Militar, 10km), Ilda Konatu e Elizete Cardoso (2º e 3º lugares categoria acima 60 anos, 10km) e Valdemir Pagoto (2º lugar categoria acima 70 anos, 10km).

A corrida já figura entre as melhores e mais bem organizadas do estado de São Paulo. Os atletas/associados agradecem ao Clube Pirassununga pelo apoio recebido.

 

Category Esportes

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *