Esportes em destaque

Esportes em destaque

Pirassununga treina para 22ª Taça EPTV

 

Desde janeiro passado, vários atletas estão em fase de treinamento visando a participação de Pirassununga na próxima edição da Taça EPTV Central, que chega aos 22 anos ininterruptos de competição. Os treinos são abertos ao público em geral e são realizados às segundas e quartas-feiras, das 20 às 22 horas, na quadra “três”, e aos sábados, das 10 horas ao meio-dia, nas dependências do CEFE/“Presidente Médici”.

Pela programação traçada pela comissão técnica, os treinos públicos prosseguem em mais alguns dias e, na próxima semana – quinta-feira (8) – vai haver o congresso técnico para definir grupos, confrontos, datas e horários dos selecionados participantes. A abertura da 22ª Taça EPTV Central está prevista para acontecer na segunda quinzena deste mês de março, sábado (17), no período da manhã, ainda sem local, horário e confronto definido.

Diferente da participação de 2017, quando a equipe foi desclassificada na primeira fase – pelo então grupo 9, com derrotas para Caconde (4 a 3), naquela cidade, e em Porto Ferreira, para Vargem Grande do Sul (2 x 0) – Pirassununga está mais estruturada e com apoio de vários patrocinadores.

  • Inscrição – Com a participação assegurada, Pirassununga espera por seus possíveis adversários já no congresso técnico da próxima semana. As cidades interessadas têm até o próximo dia 4 (domingo) e poderão ser realizadas online, pelo e-mail ligia.boareto@eptv.com.br, inclusive para tirar dúvidas e adquirir o regulamento deste ano da competição.

O Congresso Técnico será realizado na quinta-feira (8), às 10 horas, no Auditório da EPTV-Central – à rua Mário Luchesi, nº 45, Jardim São Paulo – em São Carlos. A abertura da Taça EPTV está prevista para 17 de março. Assim, pelo cronograma estipulado pela organização, após a fase de inscrição, que termina no domingo (4), e prossegue com o congresso técnico (quinta, dia 8), a competição terá confrontos sempre às segundas e quintas-feiras à noite, entre os dias 22 de março e 14 de maio.

A semifinais ocorrem no dia 17 de maio; com a disputa do 3º e 4º lugares marcadas para o dia 21 de maio. A grande final acontece no sábado – dia 26 de maio – no período da manhã, em quadra ainda a ser definida pela organização.

  • 2017 – No ano passado, a cidade vizinha de Santa Cruz das Palmeiras sagrou-se campeã pela segunda vez da competição (o primeiro título aconteceu na temporada de 1999, contra Vargem Grande do Sul), após vitória de 6 a 3 sobre o selecionado de Brotas, em partida disputada no ginásio municipal do “Castello Branco”, mais conhecido como “Gigantão”, em Araraquara.

Com o troféu, Santa Cruz das Palmeiras alcançou Descalvado na galeria de campeões. O líder ainda é São João da Boa Vista, com seis títulos. Esta é a galeria de todos os campeões da Taça EPTV-Central:

São João da Boa Vista6 títulos (2000, 2001, 2002, 2003, 2006 e 2013);

Porto Ferreira4 títulos (1991, 2004, 2005 e 2016) e Itirapina4 títulos (2007, 2010, 2011 e 2012);

Descalvado2 títulos (2008 e 2009) e Santa Cruz das Palmeiras2 títulos (1999 e 2017);

Ribeirão Bonito1 título (2015); Santa Rita do Passa Quatro1 título (2014) e Vargem Grande do Sul1 título (1990).

Futsal feminino e vôlei adaptado fazem amistosos intermunicipais

 

O professor Sílvio “Piu” Oliveira segue os preparativos de treinamentos frente ao selecionado municipal de futsal feminino. Na semana passada, após uma fase de treinos específicos táticos e técnicos, o selecionado recebeu a visita da seleção feminina de Santa Rita do Passa Quatro, durante a tarde do último sábado (24).

Estes preparativos servem para futuros torneios que devem ocorrer neste primeiro semestre. Segundo o técnico, não houve a contabilização do placar final, porém, foram aprovados os métodos de treinos preparativos. Ainda não há uma agenda definida para os próximos dias.

Em compensação, na sexta-feira à tarde (23), o vôlei adaptado masculino e feminino – nas categorias “A” e “B” – também estiveram em quadra para amistosos com o selecionado de Águas de São Pedro, cidade que compõem a região de Piracicaba. As quatro categorias estiveram em quadra e, também, sem preocupação com o placar final, todas as equipes obtiveram vitórias expressivas sobre o oponente.

Estas partidas servem de preparação final para os Jogos Abertos do Idoso (JAI), e, sua 22ª edição, que será disputada na última semana deste mês de março – Semana Santa, entre os dias 28 de março e 1º de abril – na cidade de Praia Grande, na Baixada Santista.

As equipes do vôlei adaptado obtiveram classificação para os 22º JAI após excelente campanha nos 22º JORI, em Lençóis Paulista, realizado no mês de janeiro passado. Além do vôlei, atletismo, natação, tênis e truco, também seguem para Praia Grande, no final do mês de março.

Atleta pirassununguense vence competição internacional

 

No início do mês de fevereiro – entre os dias 8 e 11 – o Chile sediou a 23ª edição da competição denominada Confraternização Desportiva Internacional Nikkei, na capital do país, Santiago. Esta competição reuniu atletas masculinos e femininos de origem japonesa e várias faixas etárias de 11 países das Américas, além dos anfitriões: Argentina, Brasil, Bolívia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai, Panamá, República Dominicana, México e Estados Unidos.

Em 2016, na 22ª edição (entre os dias 22 e 25 de setembro), esta mesma competição reuniu 12 países das Américas, na Cidade do México. Segundo informações da Internacional Nikkei, esta competição é uma espécie de “Jogos Panamericanos Nikkeis”, e começou no ano de 1968, também no México, após os Jogos Olímpicos daquele ano.

Estavam em disputas, competições de judô, caratê, tênis-de-mesa, boliche, futebol society, vôlei, tênis e atletismo. Em especial, um dos participantes brasileiros foi o experiente atleta pirassununguense Aíldo da Silva – voluntário da Secretaria Municipal de Esportes – que participou na prova de salto com vara. Aíldo, em 2008, havia participado deste mesmo evento, aqui no Brasil, e ficou com a medalha de ouro na ocasião.

Passados dez anos, o atleta Aildo da Silva voltou a repetir o feito e, mais uma vez, conquistou a medalha de ouro, agora, em Santiago do Chile, com o salto registrado em 3m20. Ele competiu com representantes de todos os 12 países participantes. Esta competição voltará a ser realizada em 2020 e, novamente, o Brasil será a sede para o 24º CONFRA Brasil.

Aíldo da Silva promete tentar a classificação e defender o título conquistado. “Estas competições são importantes e ajudam a descobrir novos talentos. Minha participação na Secretaria Municipal de Esportes também tem este objetivo: descobrir e formar novas gerações de atletas para o país”, reiterou.

Núcleo de Capoeira Angola Resistência participa

de reunião geral em Campinas

 

A Escola de Capoeira Angola Resistência – cujo diretor Presidente e Fundador Valdisinei Ribeiro Lacerda (Mestre Topete), mantém sua matriz no centro da cidade de Campinas e Núcleos em Pirassununga/SP, com o Professor Da  Silva que é também Mestre diretor Presidente e fundador da Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Mandinga Baiana; em Hortolândia/SP com o Contra-Mestre Léo e a Trenel Gaby; no bairro Cosmos em Campinas/SP com o Professor Nicodemos; na Moradia da UNICAMP em Campinas com o Professor Fernando e Trenel Mariana; no Sul de Minas nas cidades de Caldas com o Trenel Ewerton e Poços de Caldas com o Trenel Danilo; e em Mato Grosso do Sul/MS com o Professor Anastácio.

No domingo (25), realizou na sede da ECAR a primeira reunião geral deste ano, com a presença de todos os Profissionais da referida escola, Mestre, Contra Mestre, Professores e Trenéis. Mestre Topete teceu vários comentários sobre a importância da reunião para o crescimento e fortalecimento de todos os membros da escola que está avançando dentro da linhagem do Centro Esportivo Capoeira Angola (CECA) e do Mestre João Pequeno de Pastinha, e em seguida todos os responsáveis pelos núcleos falaram sobre seus trabalhos e suas metas.

Nesta reunião também foi montado um calendário das atividades de cada núcleo para este ano, dentre eles ficou acertado o evento anual da ECAR para o mês de setembro nos dias 14/15/e16 com a presença de mestres renomados da velha guarda da capoeira Angola. Em local a ser definido.

No mês de novembro, dias 9/10/e11 haverá evento no núcleo de Poços de Caldas, o 4º Vozes da Resistência, no Centro de Cultura Afro Brasileira Chico Rei. Em dezembro nos dias 7/8/e 9 evento no núcleo de Hortolândia – o 3º Hortolândia tem Angola.

Da Silva ressalta que no Centro Cultural, Educacional e Esportivo Capoeira Angola, localizado na Zona Norte de nossa cidade, dentro da programação anual em setembro realizará um grande evento.

2º JOGO DOS FÉRA: TRADIÇÃO MANTIDA

 

Foi realizada no último dia 24 mais uma edição do já tradicional JOGO DOS FÉRA (Amigos do Cesinha 2018). O evento tem caráter beneficente, já está em sua 12ª edição e mais uma vez reuniu amigos em prol do bem. Este ano a instituição ajudada foi a ANDE (Associação Nosso Desafio – Pirassununga) e teve seu presidente Flávio José Santos Pinto como homenageado do dia. O presidente conversou com os atletas e contou um pouco do belo trabalho realizado pela ANDE. Ao término do jogo os atletas se reuniram para um almoço de confraternização regado a muita conversa e comida de qualidade. Foram arrecadados 504 litros de leite integral, já entregues. “Mais um Jogo dos Féra e mais uma missão cumprida. E assim vamos seguindo, conhecendo novas realidades e fazendo nossa parte ao lado de quem tanto necessita. Parabéns à ANDE pelo belo projeto e assistência às suas crianças” finalizou Cesinha Costa, organizador do evento.

 

Category Esportes

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *