Esportes em Destaque

Esportes em Destaque

Pirassununga é derrotada novamente e se despede da 22ª Taça EPTV

 

A 22ª edição da Taça EPTV Central de Futsal teve sequência da segunda rodada, e pelo grupo “3”, ficou quase tudo definido: a nova derrota de Pirassununga diante de Porto Ferreira, na abertura da rodada dupla no ginásio de esportes “Milton Olaio Filho”, em São Carlos, pelo placar de 4 a 0, resultado que desclassificou o time de Pirassununga, mais uma vez, na primeira fase do torneio.

O selecionado pirassununguense bem que tentou segurar a forte equipe de Porto Ferreira, time tradicional e que já foi campeã desta competição, mas, a experiência do adversário foi determinante para construir o placar final de 4 a 0, eliminando quaisquer chances de classificação pirassununguense.

Com este resultado, o grupo “3” teve a classificação direta de Leme e Porto Ferreira, e Pirassununga se despede mais uma vez da Taça EPTV de Futsal. Além desta partida, que abriu a jornada dupla em São Carlos, na partida complementar, no grupo “8”, teve o resultado: Santa Eudóxia 1×3 Brotas.

A rodada se estendeu por mais duas outras cidades. Em Rio Claro, estes foram os resultados: Águas da Prata 5×4 Vargem Grande do Sul (grupo “1”) e Rio Claro 4×3 Água Vermelha (grupo “10”); e, em Caconde, na preliminar, São Sebastião da Grama venceu Santa Rita do Passa Quatro (grupo “4”), por 3×1; e em seguida, Caconde 6×1 Casa Branca (grupo “2”).

  • Grupo “3” – Mesmo com a derrota diante de Leme (4 a 3) e novo revés, desta vez para Porto Ferreira (0 a 4), resultado que elimina precocemente Pirassununga desta 22ª edição da Taça EPTV Central de Futsal, o grupo “3” ainda define o posicionamento de Leme e Porto Ferreira na chave, sendo que ambos estão classificados para a 2ª Fase.

A última rodada do grupo acontece na próxima segunda-feira (9), em jornada dupla, no ginásio de esportes “Adriano José Mariano”, em Porto Ferreira, a partir das 20h15, com partida válida pelo grupo “5”, entre São João da Boa Vista x São José do Rio Pardo e, em seguida, grupo “3”, Porto Ferreira x Leme fazem confronto regional.

Pirassununga, para esta competição, tem o apoio das empresas: LA Studio de Pilates; Nei Festas Buffet; CPM – Curso Preparatório Militar; Pirasbol – locação de campo society; Paulinho Lanches; Allegro Studio de Dança; Piccoli Comércio de Bebidas; Nadeje Rotisserie; e Plano Vida. (Colaboração no texto + fotos: Roger Brandão e Graziela Pereira/SME)

 

  “Dia do Desafio” acontece na última semana de maio

 

A Secretaria Municipal de Esportes recebeu um comunicado do Serviço Social do Comércio (SESC), pela Regional de São Carlos, de que está convidada, mais uma vez, para participar de um dos mais tradicionais eventos das Américas: o “Challenge Day”, mais conhecido como o “Dia do Desafio”, realizado sempre na última quinta-feira do mês de maio.

Pelo protocolo da organização, no dia 7 de maio (uma segunda-feira), acontece o lançamento da versão 2018 deste evento, com o sorteio das cidades participantes. O “Dia do Desafio” vai acontecer na quinta-feira (dia 30), véspera de feriado religioso (Corpus Christi, dia 31).

No ano passado, este mesmo evento ocorreu dia 31 de maio, e teve como confronto, Pirassununga e Songo La Maya, cidade do interior da Ilha de Cuba, muito próxima do litoral sul insular, na Província de Santiago de Cuba.

  • Histórico – Criado em 1983, na cidade de Saskatoon, no Canadá (em comemoração ao centenário de fundação desta localidade), o Dia do Desafio é uma campanha que visa contribuir para a redução do sedentarismo e promover mudanças de comportamentos ao sensibilizar e motivar pessoas de diferentes faixas etárias a conhecer, experimentar e praticar atividades físico-esportivas diariamente.

O “Desafio” promove uma competição amigável que envolve cidades, instituições e pessoas e é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All). No continente americano é coordenado pelo Sesc-São Paulo com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association).

Ainda sobre a origem deste evento, durante o rigoroso inverno canadense de 1983, o prefeito de Saskatoon sugeriu aos moradores da cidade que às 15 horas todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. No ano seguinte, a prefeitura da cidade convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

  • SESC – O Sesc-São Paulo iniciou sua participação na campanha em 1995, coordenando as ações no Brasil. Em 1997 ampliou para a América Latina e desde o ano 2000, coordena todo o Continente Americano. A cada ano cresce o número de cidades, instituições e pessoas participantes. Em 2017, o Dia do Desafio contou com 19 países inscritos, reunindo 3.469 cidades e mais de 43 milhões de participantes, no Continente Americano.

Mais do que a competição a ideia central do Dia do Desafio é mudar os hábitos e iniciar uma prática esportiva. Na cidade, escolas, empresas e clubes vão promover atividades especiais. A participação deve ser comunicada na Secretaria Municipal de Esportes pessoalmente ou pelo telefone (19) 3561-7349.

Vôlei masculino perde decisão dos 22º JAI e fica com a prata

 

Após grandes exibições nas quatro primeiras partidas, Pirassununga fez a esperada final do vôlei adaptado pela categoria “A”, diante da forte equipe de São José do Rio Preto. Logo no primeiro set, o time pirassunuguense teve dificuldades e não conseguiu superar o selecionado rio-pretense: 15×13.

O time se recuperou no seguindo set e deu novos ânimos para a equipe corimbatá, ao vencer esta parcial por 15×11. No entanto, o terceiro set se tornou decisivo e Pirassununga, novamente, perdeu por 15×13, dando números finais. A medalha de ouro ficou para São José do Rio Preto e Pirassununga ficou com a prata.

A campanha que credenciou os pirassununguenses para a grande final: vitórias expressivas sobre Jales (parciais de 10×5, 15×11 e 15×13) e Nova Odessa, ambas as partidas de virada, por 2 sets a 1 (parciais de 16×17, 15×06 e 15×09), na segunda-feira (26). No dia seguinte, o vôlei adaptado masculino disputou, na terça-feira à tarde (27), as quartas-de-final e bateu Franca (parciais de 15×04 e 15×05).

E, na manhã de quarta-feira (28), diante do selecionado anfitrião – Praia Grande – válido pela fase semifinal, o time pirassununguense venceu com um duplo 15×06, fazendo 2 sets a 0, classificando para a grande final.

Além do vôlei adaptado, o outro grande destaque na competição da Baixada Santista aconteceu nas piscinas: pela natação feminina, a competidora Odete Wegmüller garantiu duas medalhas de ouro para Pirassununga: a primeira, no estilo nado costas; e a segunda medalha dourada veio na prova seguinte, no nado crawl (livre).

Pirassununga termina entre os 30 melhores dos 22º JAI

 

A organização dos 22º Jogos Abertos do Idoso (JAI), realizado entre os dias 24 e 29 de março – na semana passada, em Praia Grande – registrou a reunião de 220 cidades classificadas para esta fase final, cuja fase de classificação ocorreu na segunda quinzena de janeiro passado, nas oito regiões esportivas para a disputa dos respectivos 22º Jogos Regionais do Idoso (JORI).

Co-realizado pelo Fundo Social do Estado de São Paulo (FUSSESP) e pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), os resultados finais apontaram para uma classificação muito honrosa de Pirassununga: a cidade terminou na 28ª posição geral, contabilizados pelo desempenho nas modalidades disputadas.

Além de somar pontos importantes, Pirassununga também teve uma campeã, que sobressaiu na natação feminina pela categoria “F”, com Odete Wegmüller Barbuto, medalhista de ouro nos estilos nado livre (crawl) e costa; e também a medalha de prata obtida pelo vôlei adaptado masculino “A”, que perdeu a final para São José do Rio Preto, por 2 sets a 1. A seguir, o resumo geral desta participação.

  • Atletismo masculino: Categoria A: Carlos Alberto da Silva – 7º Lugar; Categoria E: Antenor Ribeiro – 13º Lugar; e Categoria F: Horácio dos Santos Fernandes – 9º Lugar.
  • Atletismo feminino: Categoria D: Ermerinda Bareta Belchiar – 7º Lugar.
  • Natação feminino: Categoria F – nado livre e nado costa, Odete Wegmuller Barbuto – 1ª Lugar; Categoria E nado costa, Deolinda Cremasco Piton – 5º Lugar; e Categoria E nado livre, Deolinda Cremasco Piton –15º Lugar.
  • Natação masculina: Categoria D nado costa, Ricardo Francisco – 7º Lugar; e Categoria D nado livre, Ricardo Francisco – 9º Lugar.
  • Tênis de campo feminino: Categoria A – Arlene das Graças Gonçalez – participação; Categoria B – Cleudecyr Zanoni do Valle – 8º Lugar.
  • Tênis de campo masculino: Categoria B – Honorato Coelho Saraiva – participação.
  • Truco: Jorge de Oliveira e Sebastião Benedito Cruz – participação.
  • Voleibol adaptado feminino: Categoria A – Atletas: Célia, Creuza, Hildegard, Irmangard, Lígia, Lurdinha, Maria Helena, Maria José, Sílvia, Tânia, Vani e Vanilda; Técnico: Professor André; e Auxiliar técnico: Professor Matheus.

* Campanha – 1º JG: Pirassununga 02 x 00 Tiete (15×11 e 15×07); 2º JG: Pirassununga 00 x 02 Campinas (03×15 e 12×15); Classificação: 7º lugar

  • Voleibol Adaptado Masculino: Categoria A – Atletas: Lagoa, Faísca, Feijó, Maestrelo, Odilon, Gilmar, Rolando, Chicão, Sidney, Márcio e Bonfim; Técnico: Professor Patrick; e Auxiliar Técnico: Professor Miguel.

* Campanha – 1º JG: Pirassununga 02 x 01 Jales (10×15, 15×11 e 15×13); 2º JG: Pirassununga 02 x 01 Nova Odessa (16×17, 15×06 e 15×09); 3º JG: Pirassununga 02 x 00 Franca (15×04 e 15×05); 4º JG: Pirassununga 02 x 00 Praia Grande (15×06 e 15×06) e 5º JG: Pirassununga 01 x 02 São José do Rio Preto (13×15,15×11 e 13×15) – Campeão: São José do Rio Preto, Vice- Campeão: Pirassununga, 3º Lugar: Jundiaí e 4º Lugar: Praia Grande.

Os professores e monitores que acompanharam a delegação foram compostos por Maria Tereza de Oliveira Ribeiro Tassoni. Claudinei Ferreira. Cláudio Graciano de Souza, Adriana Alais Gonçalves, Marileia Aparecida Freitas Guiguer, Iraci Oliveira Naressi, Celso Benedito Tobias, Márcio Roberto Barros Nascimento e Maria Lígia Severino Fachini. Ao somar 15 pontos na classificação final, Pirassununga terminou na 28ª posição.

Category Esportes

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *