Esportes em Destaque

Esportes em Destaque

  “Dia do Desafio” terá Pirassununga x Itapajé (CE)

 

No mês de abril passado, o Serviço Social do Comércio (SESC) – Regional de São Carlos – fez um comunicado-convite à Secretaria Municipal de Esportes para a participação anual de mais uma edição do “Challenge Day”, mais conhecido como o “Dia do Desafio”, realizado sempre na última semana do mês de maio. Este é considerado um dos eventos desportivos mais tradicionais em todas as Américas, cujo objetivo principal é incentivar a população a realizar, por pelo menos 15 minutos, alguma atividade esportiva.

Nesta segunda-feira (7), a organização do evento fez o lançamento da versão 2018, com o sorteio entre as cidades desafiantes. Pirassununga, após alguns anos tendo cidades oponentes do exterior, especialmente de Cuba, para este ano terá a cidade de Itapajé – próxima à região metropolitana de Fortaleza, como sua desafiante. O “Dia do Desafio” vai acontecer na quinta-feira (dia 30), véspera de feriado religioso (Corpus Christi, dia 31).

No ano passado, este mesmo evento ocorreu dia 31 de maio, e teve como confronto, Pirassununga e Songo La Maya, cidade do interior da Ilha de Cuba, muito próxima do litoral sul insular, na Província de Santiago de Cuba.

Agora, em 2018, a cidade desafiante é Itapajé, localizada na região central do Estado do Ceará. Sua população estimada em 2016 é de mais de 50 mil habitantes e, de acordo com o mesmo levantamento, esta cidade cearense é uma das que mais geram empregos naquela unidade da Federação, com quase 100% de disponibilidade de rede de energia elétrica, pavimentação dos logradouros e coleta de lixo.

As terras de Itapajé localizam-se no centro da Serra de Uruburetama, onde habitavam os índios guanacés, apuiaré e outras etnias de línguas tupi, há mais de cinco séculos. A região já era descrita pelos padres Francisco Pinto e Luís Figueira, quando estes passaram pela região em 1607, com a missão de contactar os indígenas. O núcleo urbano surgiu com a chegada de portugueses que vieram implantar a pecuária na região.

Alunos de Capoeira Angola da Zona Norte são avaliados

No dia 1º de Maio, a Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Mandinga Baiana – que tem como diretor Presidente e fundador o Mestre da Silva, em parceria com o núcleo da Escola De Capoeira Angola Resistência de Pirassununga –  que tem como diretor Presidente e fundador o mestre Topete, realizou uma oficina de capoeira Angola e também uma avaliação de todos os alunos presentes, contando com a parte pratica, instrumental, musical e física.

Os alunos considerados aptos avançaram para um novo estágio, e receberão suas carteirinhas no mês de Setembro do corrente ano (local e data em aberto). A oficina se realizou no Centro Cultural, Educacional e Esportivo Capoeira Angola na Zona Norte, em frente ao CAIC.

Da Silva ressalta a necessidade dos capoeiristas beberem mais da Cultura popular de matriz Africana, mantendo acesa a chama dos antigos e seus ensinamentos, e comenta que “passamos o dia vivenciando os saberes deixados pelos nossos ancestrais, isso fortalece cada vez mais o nosso trabalho em Pirassununga onde estudamos a Capoeira Angola e manifestações Culturais Afro-Brasileiras, tudo isso contribuindo para que continuemos trabalhando com uma base sólida e duradoura”.

Esportes oferece escolinhas em quatro modalidades

 

Desde o início deste ano, a Secretaria Municipal de Esportes incentiva crianças e jovens a praticar várias modalidades esportivas, diretamente nas escolinhas oferecidas pela municipalidade. Em duas oportunidades, para tênis-de-mesa e handebol, as escolinhas estão nas próprias dependências do CEFE/“Presidente Médici”, tanto para o masculino quanto o feminino. As inscrições aos interessados devem ser feitas em horário comercial, de segunda a sexta-feira, na sede do CEFE/Médici; informações pelo telefone (19) 3561-7349.

Em relação ao tênis-de-mesa, masculino e feminino, são oferecidos oportunidades aos nascidos em 2002 até 2006, com aulas de segundas e sextas-feiras, das 8 horas às 9h30. Para interessados em praticar o handebol, para categoria masculina ¨C nascidos em 2005 até 2007 ¨C às quintas-feiras, das 8 horas às 9h30; e turmas para nascidos em 2002 até 2006, às terças e sextas-feiras, das 17 horas até às 18h30. Para o handebol feminino, nascidas de 2005 até 2007, às terças das 8 horas às 9h30; e turmas para nascidas entre os anos de 2002 até 2006, nas terças e sextas-feiras, das 15h30 às 17 horas.

Outras duas modalidades que também formam novas turmas é a ginástica e o futsal, ambos oferecidos, respectivamente, no Jardim São Valentim e Vila Esperança, região norte da cidade. A ginástica feminina, oferecida no Jardim São Valentim, tem turmas às terças-feiras, das 18 às 19 horas, com inscrições no Centro Comunitário daquele bairro.

Em relação ao futsal masculino, as aulas acontecem na quadra da EMAIC-CPC “Professor Daniel Caetano do Carmo, na Vila Esperança, para crianças e jovens de 6 a 15 anos, sempre às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 9h30 (para 6 a 10 anos) e das 9h30 às 10h30 (dos 11 aos 15 anos), com inscrições na EMAIC; informações pelo telefone (19) 3561-9085.

  Pirassununga sedia Jogos Escolares em confrontos regionais

 

Desde a sexta-feira passada (4 de maio), Pirassununga sedia um dos eventos esportivos mais importantes em todo o Estado de São Paulo, em fase regional: os Jogos Escolares do Estado. As competições prosseguem até o dia 8 de junho e a cidade sedia, na categoria infantil (nascidos a partir de 2001, de 15 a 17 anos), vários confrontos regionais em pelo menos oito modalidades.

A organização destacou a disputa das modalidades handebol, vôlei, futsal, basquete, tênis-de-mesa, xadrez, damas e atletismo, tanto no masculino quanto no feminino, para as categorias mirim (nascidos a partir de 2004 / 14 anos) ou infantil (nascidos a partir de 2001 / 17 anos), além da disputa para alunos portadores de deficiências.

As cidades da região que disputam os jogos na fase regional, além de Pirassununga, são Araras, Leme, Santa Cruz das Palmeiras, Porto Ferreira e Santa Rita do Passa Quatro; válido pela categoria infantil. Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), seguem até o dia 8 de junho (1ª sexta-feira deste mês).

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo têm como objetivo descobrir novos talentos, integrar os alunos e ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis. A iniciativa é promovida por quatro Secretarias Estaduais: Educação; dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Esporte, Lazer e Juventude; e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

  • Projeto – Durante a manhã e tarde do domingo (6 de maio), na cidade de Ribeirão Preto, foram reunidos todos os polos regionais do projeto “Nadando na Frente” – que, em Pirassununga, tem a parceria com a Academia Acqua Vida – para uma disputa amistosa em vários estilos da natação.

Um dos destaques de Pirassununga no evento foi a nadadora Letícia Berto, na categoria 7/8 anos, que obteve o 3º lugar nos 25 metros livres. Além da nadadora, que obteve a medalha de bronze, nadadores do Polo de Pirassununga também garantiram pontos com 4ª e 5ª colocações, inclusive com melhoria de tempos.

Karateca conquista Bronze na final do Paulista

 

Foi realizado no último final de semana – dias 05 e 06 de maio – as finais do Campeonato Paulista de Karatê, com a participação de mais de dois mil atletas.

A atleta Manuela de Campos representando o Clube Pirassununga, competiu e conquistou a medalha de bronze no Kumitê (Luta) e 5º Lugar no Katá (demonstração) classificando-se nessas duas modalidades para a 3ª Etapa do Brasileiro, que será realizado em Joinville/SC nos dias 20 à 24 de junho de 2018.

O Professor Veríssimo parabeniza a aluna pela atuação e dedicação no campeonato e agradece o apoio recebido dos pais e da Diretoria do Clube Pirassununga.

Atleta conquista medalha de ouro

 

Depois de conquistar a medalha de ouro no Meeting Nacional da Seleção Olímpica, no dia 1º de abril, em Belo Horizonte/MG e medalha de ouro no Open Internacional de Karatê Arnold Classic South América, que aconteceu nos dias 20 à 22 de abril em São Paulo, o atleta Marco Aurélio de Sá conquistou pela 15ª vez o título de campeão Paulista de Karatê 2018.

O Professor Veríssimo aproveita esta oportunidade para parabenizar o atleta e aluno, e agradecer pela bela trajetória, onde ele tem levado e mostrado esta arte tão linda que é o Karatê.

SME divulga calendário dos campeonatos municipais de futebol

 

A Secretaria Municipal de Esportes divulgou o calendário de todos os certames de futebol municipal, que serão disputados no segundo semestre deste ano, num total de 96 partidas em vários campos da cidade. A 1ª Divisão do Campeonato Municipal de Futebol Amador, o Varzeanão, inicia o período de inscrições de atletas e equipes na próxima segunda-feira (14) e segue até o dia 15 de junho, uma sexta-feira.

Para este certame serão aceitas 12 equipes, que deverão compor os três grupos com quatro equipes em cada chave, com 18 partidas na 1ª fase; seis jogos na 2ª fase, além de duas partidas semifinais e a grande final, num total de 27 jogos. O calendário prevê a realização deste campeonato em oito datas, entre 1º de julho até 2 de setembro, a finalíssima. Todas as chaves, confrontos, datas, horários e locais serão divulgados posteriormente.

Já o Campeonato Municipal de Futebol Amador da 2ª Divisão do Varzeano, as inscrições se iniciam dia 2 de julho (segunda) e seguem até o dia 3 de agosto (sexta); e serão aceitas até 16 agremiações, para a formação de quatro grupos com quatro equipes cada chave, num total de 39 confrontos: a 1ª fase, com 24 jogos; a 2ª fase, 12 partidas; e mais as duas partidas semifinais e a grande final, no dia 28 de outubro. O calendário designou oito datas, com início dia 26 de agosto até 28 de outubro.

 

  • Veteranos e Master– Os Campeonatos Municipais de Futebol Veteranos e de Master serão realizados simultaneamente entre os dias 21 de outubro até 25 de novembro, num total de 15 partidas para cada certame. As inscrições acontecem entre os dias 27 de agosto (segunda) até 28 de setembro (sexta).

Para ambas as competições, a 1ª fase terá 12 jogos cada; com a fase final – semifinais e grande final – com mais três partidas cada campeonato. Os dois certames aceitam até oito equipes para a formação de dois grupos de quatro agremiações. Nos dois casos a grande final acontece no dia 25 de novembro.

Todos os campeonatos municipais de futebol citados, aceitam as inscrições de jogadores e equipes somente nas datas já mencionadas e, uma vez definidos, as tabelas de confrontos, locais e horários serão amplamente divulgados posteriormente.

 

Category Esportes

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *