Esportes em destaque

Esportes em destaque

A Equipe de Futsal Masculino da Escola Estadual Professor Paulo de Barros Ferraz de Pirassununga, ganha entre as equipes das escolas estaduais da cidade e agora vai  disputar a classificação dos vencedores de cada polo.

 

Entre as equipes de futsal masculino que jogaram o campeonato JEESP 2018  (Jogos Escolares do Estado de São Paulo) ocorrido na cidade de Pirassununga, no Ginásio de Esportes “CEF Presidente Médici” na data de 22 de maio 2018, a Equipe de Futsal Masculino, categoria infantil,  da  Escola Estadual Professor Paulo de Barros Ferraz, cuja treinadora foi a Professora de Educação Física, Andréa Simone da Silva, CREF 073166-G/SP, se sagrou vitoriosa como representante de Pirassununga, numa disputa apertadíssima, ocorrida entre as demais escolas estaduais do município.

Foto da Equipe de Futsal Masculino da EE Prof. Paulo de Barros Ferraz

Agora, a Equipe de Futsal Masculino de Pirassununga, irá enfrentar nas primeiras semanas de junho de 2018, os vencedores das Escolas Estaduais das cidades de Araras, Leme, Santa Cruz das Palmeiras, para a disputa de primeiro, segundo ou terceiro lugares (mata-mata)  onde, a equipe campeã (primeiro lugar), será a representante da Diretoria de Ensino de Pirassununga, para seguir nos jogos.

Os perigos do uso de rebite

Em meio à grande manifestação nacional movida pela classe de caminhoneiros falaremos hoje sobre o REBITE, bem como os efeitos e consequências de seu uso.

Afinal, o que é este produto? Trata-se de um composto à base de anfetamina, substância estimulante do sistema nervoso central geralmente utilizada pelos caminhoneiros em suas longas e desgastantes viagens. Após ingerida faz com que o cérebro trabalhe de maneira mais acelerada e dá ao seu usuário as falsas sensações de maior disposição ao volante e redução de fadiga.

Um organismo dopado de rebite terá menos sono, perda de apetite e aumento das capacidades física e mental (mas lembre-se: tudo isso enquanto o rebite estiver atuando em seu sistema nervoso).

Nestes casos o motorista afetado perderá parcialmente seus reflexos e isso é facilmente percebido em nossas rodovias, basta ver as imprudências causadas no dia a dia por motoristas exaustos e imprudentes. Alguns chegam a dirigir mais de vinte e quatro horas seguidas sob efeito de rebite.

Mas por que fazer uso de rebite? Grande parte dos caminhoneiros faz uso da droga no intuito de ganhar tempo em suas viagens, onde podem até ganhar um dinheiro extra caso cumpram seus compromissos antes dos prazos predeterminados. Fazem isso muitas vezes sem saber dos riscos que estão correndo pelas estradas, riscos a eles mesmos e aos demais motoristas.

Seu consumo, até mesmo em quantidade reduzida, pode provocar dores de cabeça, tontura, pupilas dilatadas, aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, perda de peso, desnutrição, ansiedade, ressecamento de nariz e boca, visão embaçada, confusão de pensamento e até mesmo lesões cerebrais irreversíveis. Em relação ao comportamento o motorista pode ficar mais irritado, agressivo, ficar desorientado, descoordenado e apresentar delírios. Assim que passa o efeito do rebite a sensação é de depressão profunda (mesma sensação sentida por usuários de drogas após o efeito da mesma). Importante salientar que os rebites não são usados somente por caminhoneiros. Motoristas de veículos de passeio, taxistas e até mesmo estudantes (visando passar noites em claro estudando) também fazem uso (sem prescrição médica) deste potente estimulante.

A quantidade ingerida e principalmente a frequência no consumo desta droga criará uma dependência pelo rebite. Um consumo continuado criará uma mistura de sensações no cérebro, todos os reflexos ficarão comprometidos e o risco deste motorista causar um acidente será enorme.

As anfetaminas podem causar dependência depois da segunda caixa consumida. Por se tratar de medicamento de tarja preta só poderá ser vendido sob prescrição médica e retenção da receita.

Cuidado, anfetamina (se mal administrada e consumida em excesso) pode ser fatal!

 

Prof. Esp. César Ramos da Costa (CREF 046587-G/SP)

  • Graduado em Educação Física e Motricidade Humana (UFSCar – Universidade Federal de São Carlos/SP);
  • Pós-Graduado em Bases Fisiológicas Aplicadas ao Personal Training e Rendimento Desportivo (UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto/SP)

Varzeano da 1ª Divisão começa dia 1º de julho

 

A Secretaria Municipal de Esportes apresentou em maio, as 12 agremiações e formação de grupos por sorteio, além da tabela completa da 1ª Divisão do Campeonato Municipal de Futebol Amador, popularmente conhecido como “Varzeanão”. Após o período de inscrições das equipes e dos respectivos jogadores, seguindo todos os critérios pré-estabelecidos no regulamento geral foi promovido o sorteio das duas chaves da competição.

Pelo grupo 1, compõem as seguintes agremiações: o atual campeão Tigres FC / Chaveiro Wágner; CA Meia Boca; Juventus FC; Amigos Nota 10 ZN / GZN FC; Operários FC; e Amigos da Santa Fé. O grupo 2 é composto pelas equipes: Família Futsal / EC União – atual vice-campeão – além do Unidos de São Jorge; AA Primavera; Vila Brasil; Ousados FC / Center Calhas; e Ascobar.

A primeira rodada acontece no campo da Ascobar, a partir das 10h20 do dia 1º de julho (domingo), o confronto Ascobar x Ousados FC / Center Calhas, válido pelo grupo 2; nesta mesma chave e mesmo dia, no campo da Vila Brasil, a partida começa às 8h10, entre Vila Brasil x AA Primavera. Ainda pelo grupo 2, na partida preliminar no campo do EC União (Vila Guilhermina), às 8h15 jogam Família Futsal / EC União x Unidos de São Jorge; em seguida, grupo 1, confronto entre Tigres FC / Chaveiro Wágner x Amigos da Santa Fé. Finalmente, mais duas partidas pelo grupo 1, em rodada dupla: no campo do Jardim das Laranjeiras, o primeiro jogo será entre CA Meia Boca x Juventus FC e, em seguida, Amigos Nota 10 FC / GZN FC x Operários FC.

A segunda rodada acontece duas semanas depois, no dia 15 de julho (domingo). Todo o certame será realizado sempre aos domingos sequentes, dias 22 e 29 de julho, com a terceira e quarta rodadas; retomado no dia 12 de agosto, com a quinta e última rodada da primeira fase de classificação.

As semifinais acontece no dia 19 de agosto e a grande final, no domingo – dia 26 de agosto, ainda sem local e horário definido destas partidas. O desportista homenageado deste ano será o ex-jogador Henrique Fortunato – o “Ike” – defensor da Associação Atlética Ponte Preta, de Campinas.

Category Esportes

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *