Esportes em Destaque

Esportes em Destaque

ESPORTE CLUBE UNIÃO COMPLETA 72 ANOS

 

Em 1946 um novo Clube surgiu em Pirassununga: o Esporte Clube União.

Tudo começou no ano de 1944, durante um encontro entre amigos no bar do Neno Zaninetti localizado na rua XV de Novembro, exatamente onde hoje abriga a Borracharia do Xerife. Um modesto, porém movimentado bar existia naquele local, frequentado pelos moradores da redondeza. Na maioria, de origem italiana e seus descendentes. Gente simples, quase todos exerciam a profissão de operário e buscavam na bocha e no futebol uma forma de entretenimento.

Com o entusiasmo do Pedro Zaninetti, o “Neno” e o apoio dos Marucci, dos Bignardi, dos Martelli, dos Souza, dos Pozzobom, dos Cassoli, entre outros, resolveu-se fundar um clube, o Esporte Clube Operário, batizado com as cores verde e branco, influência é claro da comunidade palestrina (italiana).

Daí então o bairro do “Pito Aceso” (assim era denominado pela comunidade da época) passou a vibrar com seu próprio time de futebol, formado basicamente por jovens operários da Fábrica de Tecidos (Fiação e Tecelagem de Pirassununga), do Expurgo (Posto de Sementes de Algodão), do Laticínio Pirassununga, e outras pequenas empresas da região. Jogadores que eram transportados para os locais de jogos através de carroças, que faziam ponto na estação Ferroviária da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, que também cedia funcionários para reforçar o plantel do Esporte Clube Operário.

Em 1946, dois anos mais tarde, com a necessidade de se filiar à Federação Paulista de Futebol, por imposição da mesma, o Esporte Clube Operário teve que mudar o nome para Esporte Clube União uma vez que a denominação Operário não era simpático ao regime político vigente.

No dia 9 de Outubro de 1946, reuniram-se às 19h00, na rua Siqueira Campos, antigo prédio de número 166, onde até hoje existe o prédio do Sindicato, 48 pessoas, todas radicadas em Pirassununga, que resolveram, de comum acordo, fundar oficialmente o grêmio esportivo voltado em primeiro plano ao futebol. Após o discurso de Cassoli foi procedida a eleição, e por aclamação, foi eleito como presidente o Sr. Renato Cassoli, Arlindo Augusto Filho (Vice-presidente), Benedito Tavares (1º Secretário), Reynaldo Martelli (2º Secretário), Ascendino Arruda (1º Tesoureiro) e José Felício (2º Tesoureiro).

Neste nove de outubro de 2018 o Esporte Clube União completou 72 anos de existência. Atualmente tem como presidente Celso Celestino do Bonfim que em breve estará entregando aos associados uma sala de troféus e uma galeria de ex-presidentes!

Salve o Esporte Clube União!

 

– ISRAEL FOGUEL (Escritor e Jornalista Mtb 50.147)

Triatletas de Pirassununga competem

no Ironman 70.3 Rio de Janeiro

 

No último domingo de setembro, dia 30, dois triatletas de Pirassununga, da equipe AcessoRun, disputaram o Ironman 70.3 na cidade do Rio de Janeiro/RJ. O evento faz parte do maior circuito de Triathlon do mundo (Ironman), com mais de 260 provas distribuídas pelos 5 continentes. Esta, fazia parte do Brasil Ironman 70.3 Tour e contou com mais de 1.600 atletas de 30 países. A prova foi composta de 1.900m de natação no mar, 90 km de ciclismo e uma meia maratona, de 21 km de corrida, feitos consecutivamente.

O triatleta José Paulo Vasconcelos, 3º Sgt do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado, alcançou o 15º lugar na categoria Masculino 18-24 anos.

O grande destaque, Breno Nascimento, conquistou o 3º lugar na categoria Masculino 35-39 anos, e também, uma das 30 vagas, oferecidas nesta etapa, para o mundial de Ironman 70.3 que ocorrerá em Nice, na França, em 2019.

O triatleta de Pirassununga Márcio André Cinat Sandri da equipe AcessoRun representou o município na sexta etapa, de oito etapas, da Copa Interior de Triatlon – sendo realizada uma etapa em cada cidade do interior do Estado -, essa sexta etapa foi realizada em São Pedro/SP no último dia 30 de setembro.

O triatleta pirassununguense conquistou a quinta colocação na categoria entre 317 triatletas.

Os triatletas de Pirassununga Márcio André Cinat Sandri e o prof Breno Nascimento da AcessoRun, participaram também no dia 23 de setembro, no Campus da USP de Pirassununga, da competição de triátlon, onde estiveram 162 triatletas participando.

O prof Breno Nascimento ficou com a primeira colocação na categoria, e o triatleta Márcio André Cinat Sandri, foi o quinto colocado na categoria.

Category Esportes

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *