Esportes em destque

Esportes em destque

Pirassununga estreia na próxima semana pela 22ª Taça EPTV, em Leme

 

No início desta semana, a organização da 22ª Taça EPTV Central de Futsal fez a divulgação de toda a primeira fase com locais, datas e horários dos confrontos. Pirassununga começa sua jornada na próxima quinta-feira (22), a partir das 20h45, no ginásio de esportes “Valdomiro Macarenko”, em Leme, na partida complementar da noite, contra a seleção de Leme. A partida preliminar será entre Santa Cruz da Conceição x Águas da Prata, válido pelo grupo “1”.

A comissão técnica e os 15 jogadores ainda fazem sessões de treinamentos em preparação a este confronto, um dérbi regional, válido pelo grupo “3”. A próxima rodada deste grupo acontece na primeira segunda-feira de abril (dia 2, à noite), às 20h15, com a preliminar Pirassununga x Porto Ferreira, no ginásio de esportes “Milton Olaio Filho”, em São Carlos. A partida complementar, em seguida, será entre Santa Eudóxia x Brotas, pelo grupo “8”.

A abertura da 22ª Taça EPTV acontece no próximo sábado (17), a partida entre Araras x São Sebastião da Grama (pelo grupo “4”, que conta ainda com Santa Rita do Passa Quatro), no ginásio municipal de esportes “Nelson Rüegger”, às 16h30, com entrada franca.

  • Patrocínio – Também estão definidas as empresas que apoiam o selecionado de Pirassununga nesta 22ª edição da Taça EPTV-Central: LA Studio de Pilates; Nei Festas Buffet; CPM – Curso Preparatório Militar; Pirasbol – locação de campo society; Paulinho Lanches; Allegro Studio de Dança; Piccoli Comércio de Bebidas; Nadeje Rotisserie; e Plano Vida.
  • Grupos – No sorteio das 37 cidades inscritas, Pirassununga compõe o grupo “3”, com Porto Ferreira e Leme. Estas são as chaves da primeira fase da competição: grupo1 – Vargem Grande do Sul, Águas da Prata e Santa Cruz da Conceição; grupo2 – Santa Cruz das Palmeiras, Casa Branca e Caconde; grupo3 – Porto Ferreira, Pirassununga e Leme; grupo4 – Santa Rita do Passa Quatro, São Sebastião da Grama e Araras; grupo5 – São João da Boa Vista, Tambaú, São José do Rio Pardo e Mococa; grupo6 – Gavião Peixoto, Santa Lúcia e Analândia; grupo7 – Araraquara, Trabijú e Ibaté; grupo8 – Brotas, Santa Eudóxia e Boa Esperança do Sul; grupo9 – São Carlos, Bueno de Andrada e Dourado; grupo10 – Descalvado, Água Vermelha e Rio Claro; grupo11 – Itirapina, Rincão e Matão; e grupo12 – Américo Brasiliense, Itaqueri da Serra e Nova Europa.
  • Tabela – A tabela divulgada nesta semana, estes são os primeiros confrontos: sábado (17), Araras (ginásio de esportes “Nelson Ruegger”), às 16h30 Araras x São Sebastião da Grama; quinta (22), Leme (ginásio de esportes “Valdomiro Macarenko”), às 20h15 Santa Cruz da Conceição x Aguas da Prata; e às 20h45 Leme x Pirassununga; ainda nesta data, a rodada inaugural segue em Mococa e São Carlos.

Em Mococa (ginásio de esportesMário Dário – Russão”), às 20h15 Tambaú x São João da Boa Vista; e às 20h45 – Mococa x São José do Rio Pardo; em São Carlos (ginásio de esportes do campus da USP), às 20h15 Ibaté x Trabiju; e às 20h45 Dourado x Bueno de Andrada.

  Escolinha de futsal inicia atividades na zona norte

 

A Secretaria Municipal de Esportes tem como um dos objetivos proporcionar a prática esportiva, independentemente dela moldar a criança ou jovem em esporte de alto rendimento ou na formação de mais cidadãos. Com este objetivo, a pasta também observou a importância de “descentralizar” suas escolinhas, ao trazer as mais variadas modalidades para as crianças e jovens em seus bairros, sem esquecer-se de proporcionar mais atividades lúdicas no próprio Centro de Educação Física e Esportes (CEFE) “Presidente Médici”, no Jardim Carlos Gomes.

Desde o mês de fevereiro passado, a secretaria ofereceu uma série de modalidades esportivas em formato de escolinhas, tais como as novidades handebol, tênis-de-mesa e tênis, além das mais tradicionais, como natação, atletismo e o próprio futsal.

Neste caso, após a fase de inscrições, desde a semana passada – primeira semana de março – iniciaram as atividades da escolinha de futsal na EMAIC-CPC “Professor Daniel Caetano do Carmo”, na Vila Esperança. A escolinha é fruto da parceria entre a EMAIC da zona norte com a própria Secretaria Municipal de Esportes, projeto que tem como objetivo aproximar os alunos do futsal, para desenvolver as habilidades técnicas e táticas deste esporte, contribuindo com a socialização, cooperação e o cuidado com a saúde.

As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 9h30 para crianças de 6 a 10 anos; e das 9h30 às 10h30 crianças de 11 a 15 anos, sob a orientação do professor Camilo Zero dos Santos. Interessados em praticar esta modalidade na escolinha podem entrar em contato pelo telefone (19) 3561-9085, na própria EMAIC, à avenida Brasil, n° 1053, na Vila Esperança.

Judocas participam da primeira competição do ano

 

A Associação Cesario participou da Copa Real União, realizada no dia 11 de março, na cidade de Araraquara, para todas as faixas etárias de ambos os sexos de 07 anos a adulto. O evento aconteceu no Clube 22 de Agosto e reuniu cerca de 300 competidores oriundos de mais ou menos 25 associações que competiram.

A Associação Cesario competiu com cinco atletas e conquistou quatro troféus, sendo os judocas de Pirassununga que subiram ao pódio: Terceiro colocado: Thiago da Silva Cesario; Vice-campeões: Mateus da Silva Sabaraense e Phelipe Henrique da Silva; e Campeão: Júlio César Almeida.

Além dos contemplados, o mestre Maurilio Cesario parabeniza também o judoquinha Miguel Guilherme Mariano pela sua primeira participação em uma competição de judô e agradece o carinho dispensado por todos os pais que estiveram acompanharam a competição.

Paratletas realizam treinamento na Academia

da Força Aérea

 

Durante os finais de semana é possível avistar ao longo das vias da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), um tipo diferente de bicicleta. As bandeirinhas são vistas de longe, mas só é possível identificar o condutor chegando perto. As bicicletas chamam atenção, pois são adaptadas para pessoas com deficiência e a cena tem se repetido durante os últimos sete anos.

Os ciclistas vistos nestas bicicletas fazem parte da Associação Paradesportiva Paulistana (APP), criada em janeiro de 2010, com a intenção de auxiliar o movimento paralímpico na região de Santa Cruz das Palmeiras (SP), além de promover atividades físicas reabilitativas, que condicionam a melhoria da qualidade de vida.

Denis Anderson Gonçalves, fundador da associação e um dos atletas, relembra o início das atividades. “Tivemos muita dificuldade para conseguir desenvolver nosso projeto por não termos uma estrutura adequada para os treinamentos até que em dezembro de 2011 veio o apoio da AFA”, conta.

Atualmente são nove alunos-atletas entre 14 e 59 anos, acompanhados por dois educadores físicos, utilizando as piscinas, a pista de atletismo e as pistas de asfalto, onde a entidade tem desenvolvido seus projetos socioassistenciais esportivos paralímpicos de atletismo, ciclismo, natação e triathlon. “Atualmente a Academia da Força Aérea é o melhor Centro de Excelência em Treinamento da região e, também, o mais próximo de Santa Cruz das Palmeiras”, ressalta Denis.

O apoio tem sido transformado em resultados positivos. Em 2017, foram 24 medalhas de ouro, cinco medalhas de prata e uma de bronze conquistadas nos Jogos Paralímpicos Universitários, 61º Jogos Regionais de Americana (SP), Campeonato Brasileiro de Paraciclismo e Copa Brasil de Paraciclismo. “Com este apoio, a nossa entidade tem conseguido trazer esperança para pessoas com deficiência e, também, sensibilizado a sociedade que, mesmo com muito pouco e com muitas limitações, se pode chegar muito longe, desde que tenha vontade de promover a diferença”, conclui Denis.

 

Fonte: AFA

 

Category Esportes

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *