Esquadrilha da Fumaça realiza apresentação histórica em Bauru

Esquadrilha da Fumaça realiza apresentação histórica em Bauru

Motivar jovens para a educação por meio da ciência, da tecnologia e da aviação. Esse foi o objetivo da 3ª edição do Arraiá Aéreo, que aconteceu nos dias 10 e 11 de junho, no Aeroclube de Bauru (SP). Com o tema Inspirando Gerações, o evento celebrou o 11º aniversário da Missão Centenário, que levou ao espaço o Astronauta Marcos Pontes, Tenente-Coronel da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB).

Quem compareceu pode conferir mais de 60 atrações, como palestras sobre profissões, oficinas de mecânica e robótica, além de acompanhar o pouso dos paraquedistas das equipes Falcões, da FAB, e Cometas, do Exército Brasileiro, e visitar exposições de aeronaves civis e militares.

O evento também contou com diversas barracas de comida típicas e apresentações musicais. Mas o público não tirou mesmo os olhos do céu, que estava azul e limpo, oferecendo as condições ideais para o show mais aguardado da festa no domingo: a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

“Bauru tem uma história com a aviação muito grande, principalmente com os planadores, com o Astronauta, então, a Fumaça estar presente neste evento, que está se tornando uns dos maiores do Brasil, junto com a Força Aérea Brasileira, cria a oportunidade de termos contato mais intenso com o público, mais próximo do que em outros tipos de shows aéreos”, afirmou o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas.

E por falar em história, foi durante a apresentação da Fumaça que passado e presente se encontraram, quando uma réplica do 14 Bis voou juntamente com as aeronaves da Esquadrilha, em um rasante que encerrou o show aéreo.

A Fumaça retornou a Bauru após sete anos e trouxe uma novidade: a participação do primeiro piloto bauruense a integrar a Esquadrilha, o Capitão Nilson Rafael Oliveira Gasparelo.

A apresentação durou cerca de 50 minutos e encantou o público presente. “Eu fiquei emocionada com o que vi. Realmente, é algo incrível”, relatou Fernanda Pires, sobre as acrobacias da Esquadrilha. Após o pouso, os pilotos da Fumaça distribuíram autógrafos e tiraram fotos com o público.

De acordo com estimativa da organização do evento e informações da Polícia Militar de Bauru, cerca de 100.000 pessoas compareceram nos dois dias de festa, superando as expectativas. A entrada era gratuita, mas o público colaborou doando 1kg de alimento. Segundo Edson Mitsuya, diretor de operações da Fundação Astronauta Marcos Pontes, toda a arrecadação será destinada a entidades assistenciais da cidade. “O evento teve um caráter filantrópico, por isso, nós solicitamos que a população doasse alimentos. Além de inspirar gerações, nós também queremos inspirar boas ações”, explicou.

O 3º Arraiá Aéreo foi uma realização conjunta da Fundação Astropontes e a Prefeitura de Bauru, em parceria com as Forças Armadas e Forças Auxiliares. Mitsuya destacou a participação da FAB no evento e agradeceu o apoio recebido. “Em nome da nossa instituição e do Astronauta, eu quero agradecer imensamente o apoio de todos os envolvidos, mas, principalmente, o apoio da Força Aérea Brasileira. Não temos palavras para dizer o quanto somos gratos. Muito, muito obrigado”, concluiu.

Fotos: Cabo André Feitosa

1717

Category Brasil

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *