Estágio capacita cadetes em atividades de campanha

Estágio capacita cadetes em atividades de campanha

 

A Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD) realizou, durante o mês de abril, o Estágio de Intendência em Campanha 2018 (EICAMP 2018), em área jurisdicionada ao Núcleo do Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ). O exercício habilitou cadetes intendentes nas atividades de logística de campanha da Força Aérea Brasileira (FAB), disseminando e padronizando técnicas e procedimentos nesses ambientes.

O EICAMP capacitou 36 cadetes intendentes do 4º Esquadrão da Academia da Força Aérea (AFA) como Planejadores Logísticos de Unidade Celular de Intendência (UCI), por meio de aulas teóricas relacionadas à Doutrina Militar, Planejamento e Gerenciamento de UCI, Alimentação em Campanha, Instalações Hidráulicas e Elétricas em Campanha, Segurança do Trabalho, entre outras, com enfoque gerencial, atinente ao futuro oficial. A Unidade Celular é um agrupamento, constituído de pessoal, material e equipamentos, destinado a apoiar uma unidade militar deslocada de sede.

De acordo com a coordenadora do EICAMP 2018, Capitão Natália de Brito Oliveira Luiz da Costa, o fato de parte do estágio ser realizado em estrutura de campanha, com a participação dos cadetes na montagem, traz uma série de benefícios tanto pelo aspecto educacional, quanto pelo motivacional, já que é dada ao aluno a oportunidade de vivenciar na prática a montagem e permanência em uma estrutura de UCI idêntica a de uma operação real. “Os cadetes foram, ainda, submetidos à elaboração de planos de apoio logístico, a partir de um cenário vislumbrado como factível, com o objetivo de aprimorar e solidificar os conhecimentos relativos a planejamentos, assim como das capacidades que possam sustentá-los”, destacou.

Os cadetes tiveram oficinas técnicas de montagem de diferentes tipos de estruturas de abrigos, de instalações elétricas e hidráulicas, além de preparação e produção de refeições em campanha, por meio do Módulo de Alimentação a Pontos Remotos (RODOMAPRE). A grade de aulas contou, ainda, com palestras acerca da atuação da UCI em situações reais, como nas Operações Haiti, Capixaba, Ostium e Ágata.

O estágio proporcionou conhecimentos específicos de UCI, além de ter disseminado a doutrina de logística de apoio ao homem, quando em suporte às unidades aéreas e de aeronáutica desdobradas, em situação de adestramento ou emprego real. A utilização de estruturas móveis no apoio a exercícios e operações militares tem como atributo fundamental a capacidade de contribuir para distender a mobilidade e o alcance da FAB, possibilitando o emprego a partir de locais cuja infraestrutura disponível não seja suficiente para o adequado suporte às manobras militares.

A partir da conclusão do Estágio, os militares passaram a integrar o Banco de Dados de Planejadores de UCI, estando aptos a atuar em diversos exercícios e operações do Comando da Aeronáutica, bem como do Ministério da Defesa, em operações conjuntas, no Brasil ou no exterior.

Category AFA, Militar

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *