Horário de Verão 2018 – 2019

Horário de Verão 2018 – 2019

 

Horário de verão é o hábito de adiantar uma hora no relógio em relação ao fuso horário local durante um determinado período do ano. Costuma ser usado no verão, quando os dias são mais longos por causa do movimento de translação da Terra.

O objetivo é aproveitar a luz do dia por mais tempo e assim economizar energia elétrica com a diminuição do uso de energia artificial.

Hoje é adotado em todos os países da Europa, alguns países da África, em parte da Austrália, do México, do Canadá, dos Estados Unidos e do Brasil.

 

Horário de verão no Brasil

O horário de verão foi instituído no Brasil em 1931 pelo então presidente Getúlio Vargas.

Como a medida não gera economia significativa em regiões próximas à linha do Equador, em que há menor variação entre o tamanho do dia e da noite, só é adotada nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Como o horário de verão atrasa o início da noite, acaba aliviando o sobrecarregado sistema elétrico brasileiro exatamente no horário de pico, evitando um colapso total.

O horário brasileiro de verão termina em 17 de fevereiro de 2019.

Category Brasil, Tecnologia

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *