Inauguração do Portal Horto Florestal “Rincões do Brasil”

Inauguração do Portal Horto Florestal “Rincões do Brasil”

Em novembro de 2016, numa parceria entre o Rotary Club de Pirassununga e a Academia da Força Aérea, foi criado o Horto Florestal “Rincões do Brasil” na Academia da Força Aérea. Este ano, para comemorar a data, está sendo feita uma exposição fotográfica e será inaugurado um portal, feito em madeira e entalhado pelo artista pirassununguense, Gilberto Bertazi.

O “Rincões do Brasil” foi criado em homenagem aos cadetes da AFA. Esses, na busca da realização de seus sonhos, abandonam seus lares e, passando por um árduo período de estudos e preparação, se tornam oficiais da Força Aérea Brasileira. Quando a saudade aperta, qualquer pedacinho de algo que lembre suas origens, pode amenizar este sentimento. Assim sendo, surgiu o Horto Florestal, com o desenho do mapa geográfico do Brasil, visto apenas em voo, onde foram plantadas mais de 800 mudas de 350 espécies de árvores nativas de todos os rincões deste Brasil. Desta forma, cada cadete pode encontrar na região exata do mapa, nas árvores plantadas, uma referência que o fará recordar de sua infância em sua terra natal.

A exposição fotográfica tem como tema o próprio Horto, com fotos que retratam a rara beleza da vida que se instalou naquele ambiente. As fotos foram feitas pela fotógrafa pirassununguense, Ana Clara O. Lezo, que passou horas a fio, buscando captar os momentos significativos da natureza que se desenvolveu a partir da criação do Horto. A exposição foi aberta no dia 20 e ficará instalada até o dia 08 de dezembro, no hall do auditório da AFA.

A inauguração do Horto ocorreu no dia 27 de novembro, na Academia da Força Aérea e contou com a presença do Governador do Distrito 4590, Eduardo Arienzo, do presidente do Rotary Club de Pirassununga, Joel Pena; da Presidente da Casa da Amizade de Pirassununga, Amarily Pedroso Janeiro Pena; do futuro governador do Distrito, Euze Denófrio; do comandante da AFA, Mário Augusto Baccarin, oficiais e civis convidados, homenageados e os cadetes.

No âmbito do Corpo de Cadetes, foi realizado um concurso fotográfico com fotos feitas também no Horto. Um corpo de jurados formado por fotógrafos da Academia e do Rotary, definirão os ganhadores que serão premiados com um troféu oferecido pelo Rotary Club de Pirassununga e com um voo na Esquadrilha da Fumaça, oferecido pela AFA por meio do Esquadrão de Demonstração Aérea.

Category AFA, Militar

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *