IPTU de 2018 terá correção de 2,44% / Carnê do ISSQN

IPTU de 2018 terá correção de 2,44% / Carnê do ISSQN

A Seção de Cadastro Fiscal, vinculada à Secretaria Municipal de Finanças, anunciou nesta semana que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), exercício de 2018 ainda estão sendo impressos e começam a ser entregues aos proprietários de imóveis em Pirassununga somente no mês de março.

A impressão dos carnês, em cor azul, cujas capas tem a identificação da Prefeitura Municipal de Pirassununga, foram elaborados, após a oficialização do índice de reajuste em 2,44%, referente à apuração entre os meses de dezembro de 2016 até 30 de novembro de 2017. Este índice oficial da instituição, aceita e exigida pelo Código Tributário Municipal de Pirassununga, mediu a inflação durante os 12 meses deste período citado.

Se em 2017 foram entregues 31,8 mil talonários, para este ano, a municipalidade distribui 32.314 carnês do IPTU, que correspondem a imóveis em área construída (residenciais, comerciais e industriais) e unidades de talonário referentes aos terrenos. Todos estes carnês, com inscrição da cota única ou de parcelamento em dez meses, têm os valores do Imposto Predial, além das taxas de limpeza pública e do sinistro imobiliário.

Os talonários serão distribuídos pela agência dos Correios e Telégrafos (ECT) entre os proprietários residentes no perímetro urbano, e cerca de três mil talonários para os proprietários residentes fora do município, que também devem receber em seus endereços indicados no recadastramento. Os contribuintes que têm endereço para correspondência em locais que não há serviço dos Correios deverão retirar seus respectivos carnês na agência da ECT, situada à rua Theodoro McCann, a partir de 19 de março.

  • Pagamentos – Cada carnê possui todos os dados do imóvel – seja residencial, comercial, industrial ou terreno na faixa urbana – com valores da alíquota, venal (venda), metragem, área, além das taxas de lixo e de sinistro (seguro).

Para efetuar o pagamento, o proprietário poderá optar pela cota única, cujo vencimento será junto à da primeira parcela, com 10% de desconto do imposto; já para quem optar pelo pagamento parcelado, poderá ser feito em até dez vezes, correspondente ao vencimento descrito no carnê. Neste ano, cada contribuinte pode quitar seu imposto junto aos seguintes bancos: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Itaú, nos guichês, postos, redes, internet, meios eletrônicos ou mesmo em débito automático, a partir do dia 20 de março próximo.

  • Entrega – Os talonários serão distribuídos a partir da primeira semana do mês de março pelos Correios até o início da segunda quinzena deste mês de março; e, no caso de não-recebimento até 19 de março, o contribuinte poderá procurar a Seção de Cadastro Fiscal – 3º piso do Paço Municipal – a partir desta data, munidos do número da escritura do imóvel e documentos pessoais (RG ou CPF).

Segundo à chefe da Seção de Cadastro Fiscal, Sônia Bignardi Nunes, alguns bairros novos da cidade ainda não possuem entrega dos carnês pelos Correios. Por este motivo, os proprietários de terrenos ou residências destes bairros devem retirar os talonários junto à agência dos Correios à rua Theodoro McCann, no centro.

Também é importante observar que na contracapa interna do talonário deste ano de 2018, o contribuinte deve conferir seus dados do recadastramento – realizado em 2017 – e, em caso de erro, deve comunicar a seção até o dia 31 de julho deste ano. Quaisquer outras informações ou esclarecimentos sobre o IPTU e taxas, os proprietários poderão procurar pessoalmente pela seção, localizada no 3º piso do Paço Municipal, ou pelos telefones (19) 3565-8012 ou 3565-8057.

Carnê do ISSQN deve ser paga em fevereiro

A Seção de Tributação – vinculada à Secretaria Municipal de Finanças – anuncia que, a partir do próximo dia 20 de fevereiro (terça) inicia a distribuição dos carnês, de cor amarela, referente ao pagamento do Imposto Sobre Serviços de Quaisquer Natureza (ISSQN) e taxa de licença a todos os requisitantes e prestadores de serviços. O contribuinte deve ficar atento, pois a entrega dos carnês acontece a partir da próxima terça-feira (20 de fevereiro), junto à agência dos Correios.

Caso este talonário não seja entregue até a sexta-feira (dia 23), o contribuinte deverá comparecer pessoalmente à Seção de Tributação, no piso térreo, no seguinte horário: das 8 às 11 horas, ou das 13 às 17 horas, o horário de atendimento do Paço Municipal, para a retirada do boleto.

A quitação da taxa de licença acontece impreterível e de forma improrrogável na semana seguinte – quarta-feira (28) – e os valores de ISSQN fixo terá seu vencimento no dia 31 de março (Sábado de Aleluia) e demais datas subsequentes.

O contribuinte poderá optar por uma agência bancária de sua escolha: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander e Bradesco, todos com atendimento em postos, redes, internet, meios eletrônicos ou mesmo em débito automático. Somente na Caixa Econômica Federal ou lotéricas, os atendimentos serão feitos através dos guichês.

Quaisquer outras informações ou esclarecimentos sobre o ISSQN e licenças, os proprietários poderão procurar pessoalmente pela seção, localizada no piso térreo do Paço Municipal, ou pelo telefone (19) 3565-8025.

Category Cidades, Pirassununga

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *