Mais controle social e fiscalização a gastos públicos, defende deputado Nelson Marquezelli

Mais controle social e fiscalização a gastos públicos, defende deputado Nelson Marquezelli

 

O parlamentar faz parte da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle que irá conduzir um grupo de trabalho com entidades da sociedade e deputados com objetivo de facilitar acesso à população aos gastos de dinheiro públicos

O deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP) participou de reunião na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) com quatro entidades da sociedade civil que monitoram os gastos de recursos públicos em diferentes áreas.

“Nosso objetivo é contribuir para melhorar a fiscalização e o controle dos das contas e dívidas públicas. Há uma caixa-preta da dívida pública, manobras financeiras inflacionam os números, problema que precisa ser enfrentado”, argumenta Marquezelli.

A audiência atendeu ao pedido do presidente da CFFC, deputado federal Roberto Lucena (Podemos-SP) para traçar plano de trabalho da comissão para os próximos meses.

Segundo o deputado, a CFFT planeja a realização de audiências públicas a fim de discutir a falta de transparência nas contratações de obras nos estados e municípios com recursos federais muito reclamada pelas entidades presentes na reunião. Também para discutir projetos de lei que tramitam na Casa sobre o tema. Ainda requerimentos de informações a órgãos governamentais entre outras ações previamente encaminhadas durante a reunião.

“O controle social é um exercício de cidadania. Precisamos criar mais instrumentos que possibilitem e facilitem ao cidadão acompanhar e fiscalizar para onde o dinheiro público está indo, se cumpre   o cronograma e a metas estabelecidas. Atuar na prevenção pode dar resultados positivos do que a fiscalização em si”, observa o deputado Marquezelli.

Participaram da reunião as entidades Associação Auditoria Cidadã da Dívida, Operação Serenata de Amor, Observatório Social do Brasil e Transparência Brasil.

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *