Parceria oferece curso para moradores do Jardim Santa Clara

Parceria oferece curso para moradores do Jardim Santa Clara

Desde o dia 5, o Departamento de Habitação (vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico) em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Serviço Nacional do Comércio, pela Regional de São Carlos (Senac), iniciaram o curso profissionalizante de auxiliar de cozinha, programação exclusiva voltada para os moradores residentes no Jardim Santa Clara, bairro adjacente à Vila Santa Fé.

Formada por 385 residências populares, esta agenda faz parte da programação de inclusão social e programa de pós-ocupação do bairro, com finalidades de capacitação a estes moradores, cujo conjunto habitacional foi formado em meados de março do ano passado.

Após uma série de cinco de seis palestras sócioeducativas – a última deverá ocorrer no próximo dia 22 deste mês de junho – a parceria formada pelo DeHab, CEF e Senac co-organiza o curso “técnicas básicas de gastronomia”, para auxiliar de cozinha, já iniciada no dia 5, pela nutricionista Marina Zanoni Macedo.

Este curso, com 80 horas de duração e que deve se encerrar em meados no próximo mês de julho, durante 20 dias, acontece semanalmente de segunda à sexta-feira, sempre das 18 às 20 horas, na sede do projeto social “Cuidando do Amanhã”, na Vila Santa Fé. A nutricionista do Senac, neste primeiro módulo, ensina o passo-a-passo aos alunos presentes o programa destacado: Higiene, Manipulação e Segurança dos Alimentos; Contaminação cruzada; Higienização de frutas, legumes e verduras; Armazenamento de alimentos; Hábitos de higiene pessoal; Doenças veiculadas por alimentos; além de Mise en place e Plano de ataque – Equipamentos e utensílios da cozinha.

  • 2º módulo – Segundo o representante do Senac Regional de São Carlos, Sérgio Ricardo Yaegashi, nos próximos dias, os alunos do curso deverão avançar para o segundo módulo, com os chefs Altemiro Ragonesi Pereira e Gabriel Bratfich Penteado, responsáveis por ministrar conhecimentos básicos sobre a seguinte agenda: Cortes em vegetais; Limpeza, características e cortes – Bovinos, Aves, Suínos, e Pescados; Fundos e sopas; Molhos bases e derivados; Técnicas de garde manger: Preparo de ovos; Métodos e técnicas de cocção; Auxiliares de cocção (branquear, gratinar, selar, flambar e deglacear); Preparo de leguminosas, grãos e cereais; e Apresentação de produções culinárias.

Yaegashi também esclarece que, cada aluno que obtiver pelo menos 75% de frequência a este curso do Senac Regional de São Carlos – oferecido gratuitamente aos moradores do Jardim Santa Clara – vai receber o diploma/certificado com reconhecimento pela Ministério da Educação (MEC).

Category Cidades, Pirassununga

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *