Prefeitura Municipal e SAEP inauguram nova Estação de Captação de Água

Prefeitura Municipal e SAEP inauguram nova Estação de Captação de Água

Em plena crise hídrica no país, Pirassununga pensa nas novas gerações e inaugura obra que garante água tratada por mais de um século.

Esta atual década tem se caracterizado em todo o país, pelas dificuldades financeiras, a falta de credibilidade no mundo político e também, crises naturais, especialmente, a escassez hídrica. Neste último caso, a falta de investimentos e de políticas que possam ser eficazes para o abastecimento de água, Pirassununga dá um passo à frente e, diante de todas as dificuldades, inaugura neste final de semana – domingo (dia 12), às 10 horas da manhã – a nova Estação de Captação de Água, que homenageia o saudoso empresário José Antonio Baldovinotti, o ”Sapatinho”.

A nova estação, junto ao Ribeirão do Roque, está localizada na Estrada do Bairro Rural Santo Antonio Cavalheiro, e garante água tratada diariamente, nos sete dias da semana, e será assim, para os próximos 100 anos. Entenda como funciona esta estação:

  • O manancial utilizado é o Ribeirão do Roque, contido na UGRHIS 9, bacia do Rio Mogi-Guaçu, logo após a confluência com o ribeirão do Descaroçador. A vazão de dimensionamento futura do sistema é de 370 litros por segundo.

     Sistema projetado

  1. ELEVATÓRIA DE ÁGUA BRUTA DE TOMADA DE ÁGUA

A tomada de água é feita diretamente no leito do Ribeirão do Roque, através de bombas submersíveis, instaladas no fundo do referido curso de água (a vazão final de projeto é de 370 l/s). As bombas deverão ser fixadas através de sua tubulação de recalque e através de suporte apoiado no fundo do leito do rio.

A fixação da tubulação de recalque será feita na antiga ponte ferroviária da FEPASA, que outorgou ao SAEP a cessão de uso, onde serão instaladas outras estruturas auxiliares para a remoção das bombas e tubulações de recalque.

 

 

  1. UNIDADE DE DESARENAÇÃO E POÇO DE SUCÇÃO
    • Caixa de Chegada

A caixa de chegada tem por função receber as tubulações provindas dos recalques da tomada de água, regularizando a entrada na unidade de desarenação. A interligação da caixa de entrada com a unidade de desarenação foi feita através de duas tubulações de diâmetro 500 mm, em ferro fundido.

 

  • Unidade de Desarenação

A unidade de desarenação é composta por duas caixas de areia quadradas com raspador e removedor de areia mecanizado circular. A areia removida pelo dispositivo deverá ser descarregada em caçamba colocada sob a descarga do parafuso desarenador. A partir das caixas de areia a água desarenada é coletada em um canal interligado ao poço de sucção da Estação Elevatória de Água Bruta Desarenada (EEAB-2) através de tubulações.

  • Poço de sucção

A água desarenada tem seu fluxo regularizado através do poço de sucção, que tem capacidade para autonomia de 30 minutos de recalque com a vazão nominal. As entradas e saídas do poço de sucção são manobráveis, de forma que seja possível operar apenas um poço de sucção em condições hidráulicas não adequadas, porém aceitáveis para funcionamento temporário.

  1. ELEVATÓRIA DE ÁGUA BRUTA DE RECALQUE DESARENADA

A Estação Elevatória de Água Bruta de Recalque – Desarenada (EEAB-2) é responsável pela transferência da água desarenada do poço de sucção para a Estação de Tratamento de Água ETA II, através da adutora de água bruta com diâmetro de 600mm.

  1. CASA DE BOMBAS

Na sala de bombas da EAEB-2 encontram-se os conjuntos moto-bomba, os ramais de sucção e recalque e o barrilete de recalque. A sala de comandos elétricos fica instalada acima do barrilete de recalque, em mezanino projetado para abrigar os quadros elétricos.

  1. ADUTORA DE ÁGUA BRUTA

A adutora de água bruta tem início na Elevatória de Água Bruta de Recalque, às margens do Ribeirão do Roque, nas proximidades de sua confluência com o Ribeirão do Descaroçador. Segue através da estrada municipal PNG 40 até a rodovia SP225, onde faz a travessia até chegar na ETA II, onde será tratada e distribuída.

 

A Prefeitura Municipal e o SAEP convidam a todos para participar da inauguração da nova Estação de Captação de Água – José Antonio Baldovinotti “Sapatinho”, domingo, dia 12 de novembro, às 10 horas, na Estrada Rural Santo Antonio Cavalheiro. Participe! Prestigie a inauguração da Nova Estação de Captação do SAEP.
Category Brasil, Tecnologia

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *