Projeto “Novas Vidas”

Projeto “Novas Vidas”

Boas novas!

Não é isto que se diz quando um novo ser está a caminho?

E se a chegada desse bebê for complementada com o plantio de uma árvore?

Não seria muito bom? Dois pequenos seres crescendo juntos!

Presentear um recém-nascido é uma tradição antiga e que deve ser preservada.

É isto que a ASA2 faz!

Comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente e os cinco anos de Projeto Novas Vidas, que ultrapassou a marca de 1.100 mudas, a ASA2 reafirma a parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga para dar continuidade a este projeto de sucesso.

O PROJETO NOVAS VIDAS visa o plantio de árvores com um enfoque poético, maternal e também ambiental.

Para cada bebê nascido na Maternidade da Santa Casa de Pirassununga será plantada uma árvore. A muda desta árvore é entregue aos pais da criança algumas semanas após seu retorno ao lar. A ASA2 cuida de levar a muda e também ensina os procedimentos para o plantio e crescimento da árvore. Esta árvore recebe uma placa com o nome da criança e a data de seu nascimento.

A parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga é fundamental para o sucesso do projeto.

É através da equipe e das enfermeiras da Maternidade que a nova mamãe vai conhecer o projeto e preencher a ficha de aceite com os seus dados para que a ASA2 possa entrar em contato com ela para dar andamento ao preparo da muda e da plaquinha com o nome da criança.

Vivemos numa época em que sabemos da importância da preservação do meio ambiente e certamente queremos colaborar com o bem-estar e a saúde de todos que nos cercam.

Num simples olhar pelas cidades, podemos ver que o verde tem-se restringido a poucas áreas em parques e jardins e ainda à zona rural.

Queremos jardins e calçadas com árvores que nos deem sombra e que atraiam pássaros, abelhas e borboletas, não é mesmo?

A Organização Mundial da Saúde recomenda que haja numa cidade um metro quadrado de área verde para cada cidadão, para que seja estabelecido o equilíbrio entre os efeitos negativos da poluição das cidades e as pessoas.

E um metro quadrado de área verde equivale aproximadamente a uma árvore por habitante.

O Projeto “Novas Vidas” foi criado para despertar o sentimento de cuidado do meio ambiente, que, com o plantio de uma árvore em homenagem ao recém-nascido – árvore esta que leva seu nome – deverá resgatar a consciência de preservação e cuidado da natureza, possibilitando assim uma melhor qualidade de vida das próximas gerações.

O Projeto “Novas Vidas” pretende conscientizar os pais ou familiares participantes que o plantio de uma árvore na época do nascimento de seu ente querido é mais do que uma ação ambiental, é um ato de amor.

Esse Projeto também envolve os jovens da ASA2 num dos momentos mais importantes da vida familiar, que é a chegada de um novo membro. São eles que prepararam as mudas e as placas, presenteando o recém chegado bebê com um cuidado muito especial.

Projetos desta natureza já existem em outras cidades, e a ASA2 inovou naquilo que ela entende importante para uma melhor implementação da ação.

No entendimento da equipe de projetos da ASA2, a família que sai da maternidade com seu filhinho precisa de um tempo em casa para se adaptar à realidade de um novo membro na sua rotina. Assim, o contato telefônico e a entrega da muda serão feitos alguns dias após o retorno ao lar.

A ASA2 já se encontra produzindo mudas de árvores e conta com parceiros importantes que doam mudas variadas para o projeto.

Todas as mudas oferecidas são apropriadas para a família que as recebe, pois a equipe da ASA2 conversa com os interessados para saber o local em que tal muda será plantada.

A ASA2, neste momento, agradece a todos os colaboradores, voluntários e amigos do Projeto Novas Vidas, em especial, a ASA2 agradece toda a equipe da Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga que acreditou no projeto e nos apoio desde o início dos trabalhos.

 

VAMOS JUNTOS DAR A CADA MARAVILHOSO BEBÊ RECÉM-CHEGADO AO MUNDO UM PRESENTE MUITO ESPECIAL –

UMA ÁRVORE!

 

A poesia da colaboradora Edna Kunieda nos dá conta do milagre, da sutileza e da grandiosidade que é a maternidade. E essa poesia reveste o sentimento da ASA2 em relação à continuidade da vida.

 

Ser mulher é ser humano e um pouco além…

Ser mágico com o dom de misturar

Duas metades e procriar um ser inteiro.

Moldar a argila, cujo recheio

É essência do sopro divino.

Parir, arrancando de si um pedaço mais puro,

Entregando ao mundo um pouco mais de amor.

(Edna Kunieda)

 Associação Socioambiental Sementes do Amanhã – ASA2 – Rua Pereira Bueno, 189 – centro – Pirassununga.SP – Fone: (19) 3562-1877.

“Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso…” (Madre Teresa de Calcutá

 

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *