Reunião de nivelamento do COMTUR

Reunião de nivelamento do COMTUR

Para uma reunião de nivelamento, o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Pirassununga realizou um encontro da Diretoria com todos os representantes do Poder Público e da Sociedade Civil – composto por 26 seguimentos, que completam o plenário, no Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli, na semana passada.

O Presidente Fernando Rochetti dos Santos, a Secretária Executiva Andreia Boschim e o secretário de Cultura e Turismo Roberto Bragagnollo, explicaram o funcionamento do COMTUR como órgão consultivo e deliberativo; o Regimento Interno devidamente aprovado; a criação do Fundo Municipal de Turismo – FUMTUR e sua finalidade; e sobre o MIT – Município de Interesse Turístico.

Sobre o FUMTR, os conselheiros titulares e suplentes, ouviram propostas sobre o uso de verbas, que devem constar no Orçamento Anual; como encontrar fontes de recursos e onde aplica-los; a responsabilidade do COMTUR que deve eleger um Conselho Gestor para votar no uso dos recursos.

Sobre o MIT, através da exibição de um vídeo, soube-se que o Estado de São Paulo é pioneiro em uma política pública permanente de transferência de recursos para o turismo surgida na década de 1940, quando passaram a ser criadas as Estâncias Climáticas, Balneárias, Hidrominerais e Turísticas. Atualmente o Estado conta com 70 estâncias, todas consideradas Estâncias Turísticas, conforme previsto na Lei Complementar nº 1.261, de 29 de abril de 2015, que também introduziu a categoria de Município de Interesse Turístico.

Aí entra a luta do COMTUR que corre contra o tempo para entregar o Plano Diretor Turístico, que pode dar a Pirassununga uma das poucas vagas restantes como Município de Interesse Turístico.

Cada Município de Interesse Turístico chega a receber R$ 650 mil/ano, para investimentos na área de turismo. Das 140 vagas, restavam 51, em janeiro passado.

O próximo encontro do COMTUR está agendado para o dia 20 de fevereiro (terça-feira), às 19 horas, no mesmo local.

Convite

Pirassununga é sempre recebida com festa pelos organizadores do Salão SP de Turismo, e muito procurada pelos visitantes que adoram saborear os vários tipos de cachaças e doces, além de conhecer o artesanato e os pontos turísticos.

Para o Salão SP de Turismo, que acontece de 19 a 21 de junho de 2018, o COMTUR está com espaços para patrocinadores.

Edna Barbelli – MTb 33722/SP

Imprensa/COMTUR

 

Category Turísmo

Multimag Comments

We love comments
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *